Bom dia • 29/04/2024

16 de janeiro de 2024 às 02:02
Sem comentários
Comente agora

Turista também é consumidor: conheça seus direitos e deveres na hora de viajar

Cartilhas disponibilizadas no Portal do MTur reúnem informações importantes aos turistas

Quando programamos uma viagem de férias sempre esperamos que corra tudo dentro do planejado. Diversão, descanso, paz e água fresca é tudo que se espera na hora de realizar aquela viagem tão sonhada. Mas imprevistos podem acontecer e é sempre bom, não apenas preveni-los, mas saber o que fazer na hora do aperto.

O site do Ministério do Turismo disponibiliza uma coletânea de cartilhas chamadas “Consumidor Turista”, separadas pelos temas: “Transporte Aéreo – Antes da viagem; Durante a viagem e Chegando ao destino -”, “Viajando de carro” e “Turismo Seguro em ambientes naturais”. Lá estão respostas para as principais dúvidas dos turistas, juntamente com dicas, regras e até mesmo contatos importantes para serem lembrados em caso de alguma necessidade.

“Você sabia que receber informações claras e completas é um direito previsto no Código do Consumidor?”, alerta a primeira cartilha, com a abordagem sobre transporte aéreo. Dentre os assuntos disponibilizados, o consumidor encontra informações sobre tarifas aéreas, conexões, viagens ao exterior, acessibilidade, viagem com menores de idade, regras, legislações e muito mais.

A publicação sobre viagens de carro traz desde dicas simples como fazer a revisão do veículo antes de cair na estrada à como saber a diferença de rodovias federais e estaduais. Lá, você poderá encontrar informações sobre obrigações das concessionárias administradoras das vias, socorro mecânico, inspeção de tráfego, apreensão de animais, bases de atendimento aos usuários, pedágios e muito mais. Também está disponível uma série de contatos das rodovias federais sob concessão.

Turismo Seguro em Ambientes Naturais é outro tema abordado pelas cartilhas do Consumidor Turista. Nessa Cartilha, você pode encontrar diversos esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor e muitas dicas de Ecoturismo, Turismo de Aventura, prevenções, riscos e pontos de atenção, além de o que saber na hora de contratar serviços de agências de turismo.

Todas essas informações importantes e muito mais podem ser encontradas no site do MTur, nas cartilhas do consumidor, clicando AQUI.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem