Bom dia • 28/04/2024

10 de janeiro de 2024 às 07:13
Sem comentários
Comente agora

Vai viajar? Cuide da saúde na estação mais quente do ano no Brasil

Atitudes simples podem garantir um passeio mais seguro na alta temporada

Preparando as malas para viajar e se jogar nos destinos brasileiros? Nessa época do ano é o que todo mundo quer, mas é sempre bom estar atento à saúde e se prevenir dos imprevistos! Atitudes simples podem garantir uma viagem mais tranquila e sem susto para você e sua família.

O Ministério do Turismo separou algumas dicas valiosas que vão ajudar você a se programar para embarcar nas férias de Verão.

Todo mundo deve saber, mas é sempre bom lembrar, que estamos na estação mais quente do ano no Brasil. Então, um item que não pode faltar na mala é o protetor solar. Com as altas temperaturas, a radiação do Sol pode ser um risco à saúde. Mesmo em locais onde o clima está ameno, é importante manter a pele protegida dos raios solares. Chapéus, bonés e óculos escuros também ajudam e garantem uma barreira de proteção importante contra a temida insolação.

A praia, sem dúvida, é o destino preferido de boa parte dos turistas em solo brasileiro. Fique atento em casos de acidentes com águas-vivas e caravelas, animais marítimos bem comuns nessa época do ano. Primeiramente, para alívio da dor, use compressas geladas e em seguida, realize lavagem do local da lesão com ácido acético a 5% (vinagre), sem esfregar a região. Após esses cuidados iniciais, procure assistência médica para avaliação clínica e, se necessário, realização de tratamento complementar.

Se você vai curtir uma trilha ou visitar cachoeiras, a dica é usar roupas confortáveis e calçados fechados. Eles lhe darão segurança e proteção contra torções e acidentes com animais peçonhentos, por exemplo. Ah, e leve um repelente, especialmente se você tiver alergia a picadas de insetos.

Se acontecer algum tipo de acidentes com animais peçonhentos (escorpiões, cobras, aranhas, abelhas e lagartas), não realize procedimentos caseiros e procure imediatamente o serviço de saúde local. O local atingido deve ser colocado numa posição mais elevada em relação ao corpo e o local da picada pode ser lavado apenas com água e sabão.

Durante o turismo rural, dê preferência aos alimentos que podem ficar sem refrigeração e não estraguem com o calor. E, independente do destino, evite consumir alimentos cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, são precárias.

Vai dar aquele rolê para conhecer feiras ou locais com grande circulação, como mercados municipais, por exemplo, procure sempre lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes de ingerir alimentos, depois de ir ao banheiro ou após utilizar conduções públicas. Uma boa solução é andar sempre com álcool em gel no bolso.

Por falar em álcool, muito cuidado com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Seu corpo pode ficar desidratado. O ideal é focar no consumo de alimentos e bebidas de forma saudável e tomar bastante água.

Outra dica muito importante é não esquecer os medicamentos do qual faz uso regularmente. Leve sempre a prescrição médica e a quantidade do medicamento necessária para todo o período que estiver viajando. Proteger a saúde é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila.

E por último, mas não menos importante, como diria o velho ditado, “prevenir é melhor do que remediar”, então, verifique se seu cartão de vacinação está atualizado. Assim você pode viajar despreocupado e mais seguro com a sua saúde. Ah, que delícia o Verão!

Da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem