Bom dia • 29/04/2024

8 de janeiro de 2024 às 07:00
Sem comentários
Comente agora

Hemose registra mais de 27 mil doações de sangue em 2023

As doações são utilizadas em hospitais e maternidades da rede pública do estado

Em 2023, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreira Horta (FSPS), trabalhou intensamente com a missão de auxiliar no tratamento de pacientes assistidos na rede hospitalar do Estado. Esse trabalho resultou em 35.614 atendimentos e 27.546 doações de sangue.

As doações são utilizadas em hospitais e maternidades públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) onde são realizadas infusões de hemocomponentes do sangue – hemácias, plaquetas e plasma, para procedimentos e cirurgias cardíacas, ortopédicas, atendimentos de urgência e tratamentos de pessoas com câncer e leucemias, dentre outras situações.  

Conforme avaliação da gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, o sentimento de solidariedade e de apoio aos pedidos feito por familiares de pacientes colabora como estímulo para impulsionar o ato de doar sangue. “Em 2023, tivemos um bom índice de comparecimento ao serviço, com um acréscimo de 8,7% em relação ao ano de  2022, quando foram realizadas 25.325 doações de sangue”, analisa a assistente social.

Ainda segundo a gestora, o trabalho coordenado pelo Hemocentro de Sergipe para promover e ampliar as doações de sangue conta com parcerias públicas e privadas, estratégias para campanhas internas e externas, além do comprometimento da população doadora. “Todos os anos, recebemos o apoio de mais pessoas que se somam a essa causa humanitária. São pessoas que doam seu sangue e ainda compartilham com seus familiares e outros grupos sociais a importância desse ato de amor ao próximo”, destaca Rozeli Dantas.

Estratégias

Para tornar o serviço de doação conhecido do grande público, o Hemose firma parcerias anuais para realização de campanhas internas, que em 2023, somaram 142 grupos sergipanos. Já as coletas externas, que tem como intuito a descentralização do serviço que funciona na sede do Hemocentro, em Aracaju, realizaram 24 campanhas distribuídas em Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Estância, Poço Redondo, Simão Dias, Nossa Senhora da Glória, Ribeirópolis, Pedrinhas, Frei Paulo, além de órgãos e empresas em Aracaju.

“Para a realização das coletas externas, as parcerias são fundamentais. Sempre contamos com as secretarias de saúde desses municípios que fornecem a estrutura e parte da logística para colocar a doação para funcionar. E os grupos fidelizados mobilizam junto com a gestão, a população e as pessoas que já são doadoras”, salienta o enfermeiro Roney Bantim.

Plaquetas por Aférese

Em 2023, foram efetuadas, ao todo, 199 doações da modalidade plaquetaférese, utilizada pelo hemocentro para processar plaquetas de um único doador. “Esse componente do sangue é bastante requisitado pelos médicos para atender pacientes com anemias crônicas, em diversos tratamentos oncológicos e dengue grave”, explica o técnico do serviço, Gabriel Santos.

Fidelização

O grande desafio do Hemocentro de Sergipe está na fidelização de doadores, ou seja, o cidadão que doa cumprindo os intervalos orientados pela legislação – homens podem doar num intervalo de 60 dias, e mulheres, 90 dias. 

Critérios

Para se tornar um doador de sangue, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar a partir de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado, com um documento oficial, com foto, válido em todo território nacional. 

A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: www.se.gov.br

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem