Bom dia • 29/04/2024

16 de dezembro de 2023 às 08:54
Sem comentários
Comente agora

Consulta pública sobre a incorporação da vacina contra a dengue no SUS vai até segunda-feira (18)

Imunizante Qdenga teve recomendação inicial de inclusão pela Conitec para localidades e públicos prioritários que serão definidos pelo Programa Nacional de Imunizações

Encerra na próxima segunda-feira (18) o prazo para participação na consulta pública sobre a proposta de incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina contra a dengue. O imunizante Qdenga está em avaliação pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS, o Conitec.

A comissão recomendou inicialmente a inclusão do imunizante para localidades e públicos prioritários que serão definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), considerando as regiões de maior incidência e transmissão e as faixas etárias de maior risco de agravamento da doença. A restrição de público também considera a capacidade de fornecimento de doses por parte da fabricante. O posicionamento, no entanto, também está condicionado a uma proposta de redução de preço, para que seja compatível com a sustentabilidade do PNI.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a análise do imunizante e de sua inclusão no SUS estão seguindo todos os critérios necessários. “A avaliação inicial favorável da Conitec, condicionada a uma adequada negociação de preços para a vacina ser usada no PNI, nos dá certeza de que poderemos contribuir de modo ainda mais abrangente no combate à dengue. Podemos ganhar uma alternativa importante para auxiliar no enfrentamento da doença, alinhada às demais estratégias já implementadas atualmente”, destaca.

Após receber as contribuições via consulta pública, a Conitec volta a se debruçar sobre a análise de um relatório técnico antes de dar um parecer final. Cabe ao secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Augusto Gadelha, estudar o relatório e avaliar a recomendação final da comissão. Se necessário, uma audiência pública é convocada e as contribuições nela apresentadas são enviadas para a Conitec para nova discussão. Após a tomada de decisão pelo secretário, o parecer é publicado no Diário Oficial da União.

Participe da consulta pública

Combate ao mosquito 

De acordo com Nísia Trindade, o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses demanda esforço integrado com estados e municípios e, também, com a sociedade. “Cerca de 74% das larvas do mosquito são encontradas próximas às residências e no, peridomicílio, que é o entorno das casas. Por isso, reforçamos que é fundamental eliminar os criadouros do vetor”, alerta a ministra.

Confira alguns cuidados: 

– Mantenha caixas d’água bem fechadas; 

– Amarre bem os sacos de lixo; 

– Esvazie garrafas PET ou recipientes que acumulem água; 

– Coloque areia nos vasos de planta; 

– Seja receptivo aos agentes de saúde, eles são fundamentais no combate ao mosquito. 

Ministério da Saúde

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem