Bom dia • 07/05/2024

2 de agosto de 2023 às 18:25
Sem comentários
Comente agora

A importância da Educação Física no ensino infantil e no ensino fundamental l

Autora: Edileide Conceição Santos

A Educação Física é uma área da ciência que utiliza as atividades físicas, orientadas por metodologias didáticas e pedagógicas, com o desígnio do desenvolvimento absoluto do homem, consciente de si mesmo e do mundo que o cerca. Assim como a Educação Infantil, a Educação Física escolar passou no decorrer dos anos por inúmeras mudanças e alterações das formas como era vista e aplicada.

De acordo com Almeida (2003), sob o contexto da história da humanidade, verifica-se a presença dos jogos e das brincadeiras, nas quais, muitas das vezes, eram usados como forma de sobrevivência

Neste sentido, todos os alunos da Educação Básica devem participar das aulas de Educação Física “independente de cor, raça, etnia e classe social”, em razão da mesma ser um meio necessário para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sendo permitida a sua prática facultativa somente em casos como os presentes no rol taxativo da LDB no seu art. 26 §3º, incisos de I a VI (DARIDO; RANGEL, 2001), no qual, este dispositivo legal passou a determinar e a compreender toda a matriz curricular, devendo qualquer coisa ter como base as características da comunidade escolar, a fim de que nenhum aluno possa ser lesado (BRASIL, 2003).

Porém, a Educação Física no Ensino Fundamental I é mais do que favorecer o desenvolvimento de habilidades anatômicas, é aquisição de conhecimento em áreas diversas, é desenvolver a interação e a participação individual e coletiva seja em atividades práticas recreativas como forma de aquilatar a qualidade de vida dos envolvidos, visto que a Educação Física é uma disciplina integradora e provocadora que serve de mediadora entre o social, a cultura corporal e o exercício da cidadania (GONÇALVES, 2009).

A Educação Física deve dar espaço para a criança agregar o conhecimento a sua maneira, tendo liberdade para conduzir os jogos e as brincadeiras de forma alegre, prazerosa e livre. A interversão do professor deve ser somente para estimular a compreensão da criança e a influência recíproca dos que demostram dificuldades de concentração ou participação para que os jogos e as brincadeiras chamem a atenção por completo e contribua para melhorar o desenvolvimento integral da criança.

Não é fácil manter as crianças focadas nas atividades de Educação Física o educador tem que ter preparo para trabalhar atividades que atrai a atenção das crianças, sabendo que é importante para o desenvolvimento dessas crianças, o que pode ser estimulado através do brincar, as crianças deveriam ser incentivadas desde os seus primeiros anos de vida, antes mesmo de ingressarem na escola.

Em virtude do que foi mencionado, verifica-se a necessidade de uma maior preocupação por parte dos docentes, especialmente nas escolas do ensino infantil, em incluir brincadeiras, jogos e a ludicidade que são importantes na educação das crianças. A sala de aula é o ambiente aonde os alunos vão para fazer descobertas, com um planejamento voltado para isso aconteça, o educador pode utilizar do seu conhecimento para aplicá-lo nas situações práticas e sociais.

As brincadeiras e os jogos na Educação Física são umas importantes forma de expressão, é através deles que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar e jogar facilita o processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança, uma vez que propicia o exercício da reflexão, da autonomia e da criatividade, construindo, desta maneira, uma relação estreita entre o jogo e a aprendizagem.

A Educação Física não está apenas vinculada a questão de saber executar determinada modalidade esportiva, mas também relacionado a saber suas regras, história, sua inserção sócio-política. Neste sentido é que se faz necessário um conhecimento geral do professor de Educação Física quanto às diversas disciplinas para que possa introduzir em suas aulas e assim, interligar determinado conteúdo de outra disciplina para enriquecer e ampliar o aprendizado dos alunos, dessa forma o professor estará trabalhando de forma integrada com outras matérias (BRACHT, 2010).

A Educação Física e uma importante ferramenta de aprendizagem na educação infantil envolve toda comunidade escolar, de modo que o aluno possa reconhecer a aulas como uma atividade social que permite a sua atuação no cotidiano e sua inclusão no mundo escolar.

O aparecimento de diferentes propostas de Ensino da Educação Física Escolar começou a partir da década de 1980, mas a sua discussão nos cursos de licenciatura em Educação Física teve seu início a partir da década de 1990. Tais propostas e discussões tiveram como objetivo principal romper com o modelo mecanicista que estava presente na prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar naquele período histórico. (MALDONADO, 2014). Portanto, o  professor de Educação Física tem que ter uma boa formação elaborar propostas atividades corporal, que ajuda o aluno a ter uma coordenação motora boa, preparar o aluno para desenvolver habilidades, conhecer e fazer, precisamente os quatros pilares que dão base ao ensino

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem