Bom dia • 30/04/2024

13 de julho de 2023 às 17:11
Sem comentários
Comente agora

PF desarticula grupo criminoso responsável por corrupção e fraudes

Ações criminosas ocorriam em licitações em prefeituras no Norte de Tocantins

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13/7), a Operação Transport, que tem como objetivo desarticular associação criminosa suspeita de praticar delitos de corrupção e fraude em licitações.

Os policiais federais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Palmas/TO, Ananás/TO, Riachinho/TO, Araguaína/TO e Palmeirópolis/TO.  As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína/TO.

Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que os suspeitos criavam empresas de fachada e com auxílio de funcionários públicos ganhavam as licitações.

O suposto esquema ocorreu entre 2017 a 2020 na Secretaria de Administração de determinada prefeitura, que celebrou acordos fraudulentos com a empresa investigada para direcionar licitações de transporte escolar para empresas do grupo criminoso.

Posteriormente, constatou-se que tais empresas ofereciam diversas outras atividades como construção civil e shows artísticos notadamente sem qualquer capacidade operacional. Calcula-se que as empresas tiveram com a administração pública contratos que ultrapassam a quantia de R$ 3 milhões.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de prisão.

    Comunicação Social – Polícia Federal no Tocantins 

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem