Bom dia • 29/04/2024

16 de junho de 2023 às 11:32
Sem comentários
Comente agora

Eleições Municipais: Simão Dias poderá ter mais de três candidato (as) a prefeito (a)

Faltando um ano e quatro meses para as eleições municipais, os diálogos em torno da sucessão de Simão Dias já  estão sendo ventilados como nunca nas terras do vaqueiro Simão Dias. A cidade deverá ter mais de três candidatos (as) a prefeito (a), isto é, mais de três vias, confidenciou uma fonte.

A pergunta é: o município comporta a apresentação de mais de três nomes? Isso quem tem que responder é povo.  Por ora, o atual cenário político do município, expõe um composto de grupos distintos, os quais todos eles  visivelmente reúnem cavidades que requerem ser preenchidas com novas dinâmicas e cominar novos desafios.  Então vejamos:  enquanto a situação  esquece de  colocar em prática a sua capacidade da boa governança genuinamente tão propalada para o povo simãodiense e  faz uma administração voltada as perseguições que mais contribuem a caírem  em suas próprias armadilhas e dissenções, a oposição dorme em braços esplêndidos motivada pelos resultados das últimas eleições.  Nesse interim, de forma quase silenciosa, o panorama mundial das novas linguagens, a possível eclosão de novas lideranças, e as novas potencialidades que,  ao que parecem,  os grupos citados assemelham-se alheios, talvez,  de certa forma promovido pela cegueira dos decadentes bate bocas e fake news nas redes sociais, duas pessoas pretensas a concorrer às eleições majoritárias em 2024 no município  crescem perante a opinião popular. Dentre essas duas pessoas, uma se diz está cacifada em todos os sentidos, mas se nega a responder quais sentidos são, mas adianta que não vota nem apoia em hipótese alguma a situação, ou seja o grupo do atual prefeito. Por fim,  até as águas das convenções partidárias transbordarem poderão surgir mais nomes ou não com o desejo de concorrer às eleições majoritárias de 2024 na cidade de Simão Dias.

Eleições 2024 X TREs

Para quem pensa que aparentemente  os diálogos e as conjecturas que  estão sendo realizadas   no município de Simão Dias são precipitadas podem estar enganados, pois discutir o pleito de forma calma e transparente é uma questão de cidadania, principalmente em tempos de eleições atípicas. Quem nunca ouviu aquela famosa frase “se, durasse mais uma semana, fulano ou beltrano não tinha ganhado a eleição”.  Prova  maior da cidadania advêm dos 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais que se reuniram no mês passado para tratar de temas relacionados às eleições municipais em 2024. Alguns presidentes dos TREs falaram sobre a necessidade de transporte gratuito de eleitores por parte da Justiça Eleitoral, para evitar o que ocorreu nas Eleições 2022, quando muitas pessoas tiveram dificuldade para chegar aos locais de votação e  a necessidade de ações na busca por uma legislação antidesinformação mais efetiva.

Para especialistas em direito eleitoral, uma legislação antisinformação é extremamente necessária, mas não se pode deixar de observar que a inteligência artificial chegou em outro momento, o da dualidade.  As tecnologias que podem ser usadas para produzir e disseminar mentiras  são as mesmas que podem ser  utilizadas  como proteção de uma notícia verdadeira. Os modelos de linguagens facilmente podem ser identificados por profissionais verdadeiramente capacitados o que é mentiroso e o que é verdadeiro. As IA também  podem detectar quem estar por trás  e quem são os ganhadores da proliferação da mentira e quem são os perdedores. Daí, diante dessa dualidade as eleições municipais no  Brasil deve ser a mais atípica de todas que já ocorreram nos últimos tempos.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem