Bom dia • 30/04/2024

12 de junho de 2023 às 14:34
Sem comentários
Comente agora

Editorial: Qual será o impacto da inteligência artificial em Simão Dias nos seus 134 anos?

O município de Simão Dias completa hoje – 12 de junho: dia dos Namorados – 133 anos com avanços incontestes proporcionados pela maioria dos governadores sergipanos, filhos ilustres da terra, prefeitos trabalhadores  e sua gente empreendedora. Todavia, não significa que seu povo inteligente pacato e ordeiro seja uma população saciada essencialmente, alegre e contente com seus administradores, pois a governança pública muitas das vezes não atende aos anseios dos cidadãos.

Diante dessa realidade de ciclos, a cada ano a Emancipação Política da cidade constitui-se em um momento de reflexão, intencionalmente ou não, numa espécie de visão de  passado, de presente e  do futuro .  Os idosos, jovens e políticos realizam alguma espécie de resgate da política de Simão Dias ou fatos históricos do município  com os pés fincados aparentemente no presente e olhos para o futuro e, este ano não foi diferente dos outros anos. No entanto, populares aos arredores das palmeiras imperiais da Praça Barão de Santa Rosa relataram algo alterado bem exemplificado e cognominada pela seguinte frase: daqui para frente a política Simãodiense não terá nunca mais espaços para ‘enganadores do seu povo’.  Quem conseguiu chegar ao poder iludindo amigos e o povo, chegou. A partir de agora  os trilhos para o trem continuar em movimento foram corroídos sem direito a conserto ou oportunidade de se colocar novos  carris devido às traições, as  perseguições, as más governanças, o próprio tempo e a inteligência artificial”.

A inteligência artificial? É!  Isso mesmo! A população de Simão Dias reconhece que o Mundo passa por constante movimentos e os períodos eleitorais são ditados por eles assim como ocorreram no passado, sobretudo no advento das redes sociais e durante a pandemia que favoreceram mais certos candidatos do que outros. E dessa maneira, sem suposições baratas será com a inteligência artificial. E será que ela poderá ganhar  as eleições?  Essa  é uma preocupação de especialistas e de todos os municípios brasileiros e, como Simão Dias não é uma ilha, essa inquietação também já chegou nas terras do vaqueiro Simão Dias. E as perguntas  que todos fazem são: os modelos de linguagem da inteligência artificial poderão induzir os eleitores a se comportarem de maneiras específicas? Eles serão capazes de mudar o comportamento do voto na hora de votar em 2024? Como os candidatos e os eleitores irão se comportarem? O que a Justiça Eleitoral poderá fazer para que a inteligência artificial não predomine  sobre a vontade genuína do eleitor? Esses são questionamentos que serão o centro dos debates, indubitavelmente, daqui para outubro de 2024 (quando ocorrerão as eleições municipais) não somente debaixo das palmeiras imperiais de Simão  Dias, mas de todos os municípios do país.

Assim como a inteligência artificial abre as portas das manipulações de linguagens, será que os engenhosos da política terão forças para conter ou controlá-la ou serão derrotados pela potência dessas tecnologias? Será possível que a inteligência artificial também vai escancarar mesmo sem consentimentos judiciais as gravações dos bastidores ‘nús e crus’ das Prefeituras? Será que as famosas falações  populares das rachadinhas, das licitações direcionadas e superfaturadas, os caminhos e a divisão da dinheirama e até a Sodoma e Gomorra radicalmente rejeitada pelas famílias instaladas em muitas administrações municipais serão escancaradas em vídeos e áudios?  Quem tem mais a perder ou ganhar? E quais serão os impactos da inteligência artificial em Simão Dias nos seus 134 anos?

Aguardemos!  2024  é bem ali! Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia. (Marcos 4:22)

Parabéns Simão Dias!

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem