Bom dia • 30/04/2024

9 de junho de 2023 às 08:38
Sem comentários
Comente agora

Hemose realiza campanha para ampliar doações de sangue

Campanha, que tem como tema ’Compartilhe Solidariedade. Doe Sangue’, faz referência ao sentimento de amor e empatia com as pessoas que precisam de sangue em seus tratamentos 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta segunda-feira, 5, uma nova campanha para destacar a importância da doação de sangue. Com o slogan: ‘Compartilhe Solidariedade. Doe Sangue’, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o ato da doação com regularidade, além de homenagear os doadores, pela passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. 

A ação ocorre durante o movimento nacional Junho Vermelho, mês em que o debate sobre a doação de sangue é ampliado em nível nacional, em função da redução nas doações de sangue ocasionadas pelas fortes chuvas e baixas temperaturas nos estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste e os festejos juninos nos estados do Nordeste. 

No decorrer dos próximos 25 dias do mês de junho, o Hemose intensificará as ações junto às instituições parceiras para importância da doação de sangue através das campanhas, visitas técnicas e coletas externas. Já nas redes sociais, a mobilização reúne peças ilustrativas em alusão aos festejos juninos e seus múltiplos aspectos culturais como, o forró, quadrilha, fogueira, comidas típicas, dentre outros. 

Viver a experiência 

O movimento Junho Vermelho visa, ainda, convidar aquelas pessoas que não são doadoras de sangue para viver essa experiência solidária que salva vidas.

A ação também homenageia os doadores regulares comprometidos com o gesto humanitário de amor ao próximo. “Gostaríamos de agradecer aos doadores que ajudam a manter os estoques dentro da margem de segurança para o atendimento da demanda transfusional, em pouco mais de 30 unidades hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento em Sergipe”, destacou a gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas. 

Dia Mundial do Doador de Sangue 

Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemose preparou uma programação especial para celebrar o dia. Estão confirmadas as campanhas dos grupos fidelizados, Clube Desbravadores de Japaratuba, Doadores de Japoatã, de Capela, Igreja Mundial do Poder de Deus, Associação de Doadores de Propriá, de Nossa Senhora da Gloria e o projeto Aquidabã Sangue Bom.

Critérios para doar 

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial, original com foto. Os menores de idade devem apresentar o Termo de Autorização, assinado pelos pais ou responsável. O documento está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br.

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Os voluntários interessados em colaborar com o serviço podem agendar um horário pelo: hemose.setmore.gov ou ainda, pelos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174. 

Fonte: www.se.gov.br

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem