Bom dia • 30/04/2024

3 de junho de 2023 às 06:42
Sem comentários
Comente agora

Ministério do Esporte e CGU planejam medidas pela preservação da integridade do esporte

A proposta pretende elaborar atuação conjunta e identificar limites dos órgãos para zelar pela essência do esporte

A ministra do Esporte, Ana Moser, recebeu o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, nesta quinta-feira (1º.06), em uma reunião de alinhamento que marcou o início da elaboração de ações, identificação de pontos comuns de atuação e os limites de cada órgão na preservação da integridade do esporte no Brasil.

O histórico e a evolução do movimento pela integridade no esporte; a premissa da prevenção superando a fiscalização no quesito dopagem e o advento das bets (apostas esportivas online) foram alguns dos assuntos em pauta.

“A ideia deste trabalho coletivo entre os dois órgãos é construir uma melhor gestão para o esporte alinhando as ações de integridade no desenho de um sistema nacional. Isso vai ser fundamental para termos um ciclo virtuoso para a implantação da política do MEsp”, avaliou Ana Moser.

O ministro da CGU, Vinícius Carvalho, afirmou que a agenda de integridade que a controladoria está promovendo na Esplanada dos Ministérios, encontra total afinidade com a essência do esporte.

“A alma do esporte tem a ver com a noção de integridade. Então viemos construir uma agenda comum e colocar a todo o aparato da CGU, criado nos últimos dez anos, de promoção de programas de integridade, monitoramento e implementação, à disposição do Ministério do Esporte para ajudar a construir um ambiente esportivo cada vez mais íntegro”, avaliou Carvalho.

Ao final da reunião, foi encaminhada a realização de um a oficina entre os técnicos para compartilhar a agenda da integridade, conhecimento e pontos de afinidade entre os programas da CGU e do MEsp, além do estudo e da análise de experiências internacionais.

Integraram a equipe da CGU a secretária federal de Controle Adjunta, Eveline Martins Brito; a secretária de Integridade Pública substituta, Renata Alves Figueiredo, o secretário de Integridade Privada, Marcelo Pontes Viana e o assessor, Felipe Moreira de Carvalho.

Pelo MEsp, participaram a secretária executiva, Juliana Agatte; o chefe de gabinete, José Guerra; o consultor jurídico, Guilherme Benages; a diretora da Diretoria de Certificação da Lei Pelé, Paula Oda; o ouvidor, Aureliano Vogado; o assessor internacional, Ezequiel Petersen; a presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Adriana Taboza; o corregedor, Felipe Mateus, e o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Wesley Tavares.

Assessoria de Comunicação – MEsp


Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem