Bom dia • 27/04/2024

5 de maio de 2023 às 15:03
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: Licenciatura educação física

Autora: Cibele de Souza Santos

Durante os primeiros seis anos de vida, o cérebro produz milhões de novas
células cerebrais e bilhões de sinapses entre essas células. Após os 6 anos de idade, as conexões não utilizadas são “descartadas” e apenas aquelas que são usadas regularmente são preservadas. Isso significa que uma pessoa não irá adquirir todo o seu potencial físico no futuro, caso não receba o estímulo adequado desde a primeira infância.

Assim e de extrema importância que o professor de educação física ao dar aulas a essa faixa etária deve escolher atividades físicas para bebês, crianças pequenas e crianças em idade pré- escolar, concentre-se em atividades que sejam divertidas para elas. Se as crianças gostam do que fazem, é mais provável que queiram continuar a fazê-lo. Isso também aumentará a confiança e a capacidade de se movimentar.

Entretanto, a atividade física deve ser uma parte divertida e regular da vida
cotidiana da criança – não algo estruturado, necessário ou forçado. Onde o
professor deve usar de brincadeira ativa em um ambiente estimulante é a melhor maneira de as crianças pré-escolares serem fisicamente ativas, e é preciso que se crie condições para isso.

Durante esse estágio, as crianças pequenas precisam ver e brincar com pessoas mais velhas e que sirvam de exemplo para elas, principalmente pais, avós e irmãos. Uma vez que as crianças são muito dependentes, cabe aos pais e cuidadores garantirem que elas sejam fisicamente ativas.

Neste sentido, O estímulo físico já é importante antes mesmo que o bebê comece a caminhar. Já nos primeiros meses de vida, o bebê deve ser colocado regularmente de barriga para baixo, o que é conhecido pelo nome inglês de “tummy time”, ou barriga para baixo.

No início, isso deve ser feito nos momentos das trocas de fraudas, por 30
segundos a um minuto, aproximadamente. Horários logo após as mamadas
podem não agradar o bebê e devem ser evitados, bem como o período de sono, já que estudos mostram aumento no risco de morte súbita em bebês que dormem de bruços. O tummy time proporciona o aumento do tônus cervical, o fortalecimento do pescoço e dos membros superiores e inferiores. O tempo de tummy time vai sendo aumentado gradativamente até que o bebê acumule cerca de 30 minutos de barriga para baixo ao longo do dia.

Aos poucos, o bebê passa a usar o apoio das mãos no chão e ganha mais estabilidade e equilíbrio para que comece a ensaiar as etapas seguintes do seu desenvolvimento motor, como rolar e sentar. O tummy time tem outras vantagens além do desenvolvimento motor: ele ajuda a evitar a plagiocefalia, que é o achatamento da cabeça que ocorre em
decorrência do apoio contínuo da parte de trás da cabeça no colchão ou cadeira.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem