Bom dia • 27/04/2024

5 de maio de 2023 às 14:59
Sem comentários
Comente agora

A importância da educação física nas séries iniciais da educação básica

Autora: Cibele de Souza Santos

Assim, a pratica de Educação Física não é identificada como conteúdo indispensável a formação do aluno ou prática educativa, na visão de alguns profissionais de ensino, que relevam a segundo plano a importância desta área de ensino no desenvolvimento da aprendizagem, sendo muitas vezes excluída da grade escolar, especialmente nas séries iniciais da educação básica. Evidencia-se atitudes de caráter discriminatório dentro do contexto escolar, como a desconsideração dos aspectos positivos da prática da Educação Física nas séries iniciais da educação básica através da supressão da disciplina em algumas escolas.

Dessa maneira o desenvolvimento da criança se dá através do movimento, da ação, da experiência e da criatividade, possibilitando a formação da consciência de si própria; da sua realidade corporal que expressa sentimentos, pensamentos, movimenta-se no espaço, encontra-se com os objetos e paulatinamente distingue suas formas; e que se conscientiza das relações de si mesma com o espaço e o tempo, internalizando, assim, a realidade.

A abordagem walloniana considera o desenvolvimento da função cognitiva a partir do nascimento da criança mesmo que seus comportamentos sejam
orientados por reflexos, porém as funções intelectuais não estão prontas ao
nascer. No princípio o desenvolvimento é predominantemente biológico e
posteriormente cognitivo social.

O papel do movimento como instrumento de expressão do pensamento é mais evidente na criança pequena, cujo funcionamento mental é projetivo. Ao descrever sobre o movimento, Wallon não apenas enfoca o deslocamento do corpo no espaço físico, mas também retrata a sua presença nos gestos, nas expressões faciais, nas manifestações posturais e na conduta da criança Na visão vygotskiana o aprendizado ocorre na interação social. Sua teoria destaca a importância ao papel do outro no desenvolvimento dos indivíduos, pois considera que um indivíduo só se desenvolve em relação ao ambiente cultural em que vive com o suporte de seu grupo de iguais. O homem se forma e produz através da linguagem, ou seja, pela interação com outro.
As funções motoras não podem ser separadas do desenvolvimento intelectual, nem da afetividade. Para que o ato de ler e escrever se processe
adequadamente, é indispensável o domínio de habilidades a ele relacionado. Portanto, o processo de ensino aprendizagem deve ser conduzido de forma interdisciplinar, tendo a Educação Física como suporte para o desenvolvimento pleno do aluno.

Portanto, com as novas ideias e orientações, a partir da compreensão da rede de relações que se estabelecem no contexto escolar, além de sua complexidade e dinamicidade, podemos assistir uma ação transformadora do meio tendo como enfoque a adoção de uma atitude fundamentada no diálogo e participação, que supera a visão educacional singular e simplista e passa abranger um conjunto de responsabilidades de ordem pedagógica com avanços do aluno compreendida como um processo coletivo de planejamento, organização e desenvolvimento inovadores que representam uma nova visão na educação.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem