Bom dia • 28/04/2024

14 de abril de 2023 às 08:54
Sem comentários
Comente agora

Professora estimula alunos a doarem sangue ao Hemose

Iniciativa solidária mobilizou alunos do curso de Farmácia 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), recebeu um grupo solidário de estudantes de Farmácia para doação de sangue. A iniciativa nesta quinta-feira, 13, foi coordenada pela professora da disciplina de Saúde Coletiva, Sheyla Acácio dos Santos, do Centro de Ensino Grau Técnico.

Foi o desejo de ajudar o tratamento de uma aluna com diagnóstico de câncer de tireoide, que incentivou Sheyla a conversar com os estudantes em sala de aula, tentando despertar o interesse e estimular a classe do curso de Farmácia a doarem sangue junto ao Hemose. 

No hemocentro, além da doação de sangue, os estudantes percorreram as áreas técnicas, da unidade de Hemoterapia, onde são realizados testes imunohematológicos, análises sorológicas e fracionamento da bolsa de sangue total, nos seguintes componentes: hemácias, plaquetas e plasma.

 “Hoje, por meio dessa visita e doação de sangue de alguns estudantes, estamos concretizando o que planejamos anteriormente. Primeiro, com a sensibilização de toda classe do curso de Farmácia. Depois, com o exercício do sentimento de sermos empáticos uns com os outros”, destacou satisfeita a professora.

 As estudantes Luana Tobias e Ydayane Alves participaram da ação no Hemose.  Para elas, a doação de sangue é uma maneira de prestar solidariedade àqueles que estão precisando. “Se podemos nos doar em amor, porque não fazer isso? Amanhã poderá ser eu, nossas mães, um parente próximo, então é muito importante gestos como este”, frisaram as estudantes.

 Conscientização

 De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, a assistente social Rozeli Dantas, iniciativas como essa são fundamentais para a transformação da cultura social sobre doação de sangue. “Agradecemos a todos, pelo ato que muito contribui para a conscientização da sociedade como um todo, e pela multiplicação de novos doadores em benefício de pacientes que estão necessitando ou possam vir precisar de sangue”, agradeceu Rozeli.

Fonte: www.se.gov.br


Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem