Bom dia • 29/04/2024

23 de março de 2023 às 08:30
Sem comentários
Comente agora

Deputado estadual Luciano Pimentel alerta para o endividamento das famílias brasileiras

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 21, para alertar sobre o endividamento das famílias no Brasil e em Sergipe. O parlamentar também anunciou que irá protocolar um Projeto de Lei para inclusão e ampliação do ensino da Educação Financeira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados do estado.

Ao iniciar sua explanação, Luciano Pimentel apresentou dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Serasa e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio) para ilustrar a gravidade do crescente endividamento da população brasileira.

“No Brasil, 29,8% das famílias estão com dívidas em atraso. Isso significa que mais de 64 milhões de brasileiros estão com débitos em aberto e até mesmo em condição de insolvência. Em fevereiro de 2022, por exemplo, o percentual de famílias endividadas no Brasil era de 77,5%. Esse ano, analisando o mesmo período, o número subiu  para 78,3%”, salientou Pimentel.

De acordo com o deputado, o cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento dos brasileiros. “No ranking os tipos de dívida, o cartão de crédito aparece no topo da lista, com 85,7% de  endividados. Na sequência temos: carnês (18,3%); financiamento de carro (8,6%); crédito pessoal (8,4%); financiamento de casa (7,1%); crédito consignado (5,1%) e cheque especial (4,7%), com os maiores geradores de dívida no país”, explicou Luciano, complementando.

“No Brasil está sendo contestada a taxa Selic, que é extremamente alta, de 13, 75% ao ano. Enquanto o cartão de crédito rotativo hoje cobra do cidadão 411,5%. Veja, o reajuste salarial dos brasileiros tem sido um percentual baixo, algo em torno de 4% e 5% , e agora o Governo Federal aumentou para 8%. Não tem como as famílias arcarem com juros altíssimos”, frisou o deputado.

Educação Financeira

Trazendo o tema para realidade sergipana, Luciano Pimentel ressaltou que Sergipe é o 3º estado do Nordeste com maior número de pessoas endividadas. Ao citar dados da Fecomércio, o parlamentar enfatizou que 77,6% das famílias sergipanas estão endividadas. “O endividamento do cartão de crédito é de 96,4%. Por isso, vale ressaltar a importância de uma boa gestão financeira e do conhecimento das pessoas sobre o quão danosos são os juros de um cartão de crédito”, considerou.

Segundo Pimentel, os dados expostos durante o pronunciamento comprovam que a educação financeira precisa ser colocada em prática nas instituições de ensino do estado.

“Vamos protocolar nesta Casa um Projeto de Lei que pretende inserir a educação financeira nas escolas, com o objetivo de possibilitar aos jovens uma formação inicial nessa área, para que no futuro eles possam administrar suas finanças, evitando esse alto índice de inadimplência e todos os problemas gerados por essa situação, a exemplo dos casos de depressão”, concluiu.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem