Bom dia • 29/04/2024

4 de janeiro de 2023 às 05:56
Sem comentários
Comente agora

Márcio Macêdo assume Secretaria-Geral da Presidência com portas abertas ao povo

Cerimônia de transmissão do cargo ao novo ministro, realizada no Palácio do Planalto, contou com presença de representantes do Conselho de Participação Social

O ministro Márcio Macedo assumiu, na segunda-feira (2), a Secretaria-Geral da Presidência da República. A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a presença de representantes do Conselho de Participação Social da Transição Governamental. Também participou do evento, que lotou o Salão Nobre, a catadora de materiais recicláveis Aline Souza da Silva, da Central de Cooperativas do Movimento de Catadores, que no domingo (1) entregou a faixa presidencial ao Presidente Lula.

Em seu discurso de posse, Márcio Macêdo fez um agradecimento especial ao presidente Lula e ao vice-presidente Geraldo Alckmin pelo convite para assumir a Pasta. Agradeceu ainda ao povo brasileiro, “pela confiança depositada no projeto de País representado pelo presidente Lula”, e ao povo de Sergipe, “que depositou inúmeras vezes” a confiança em seu nome para representar o estado.

Em seguida, Macêdo fez uma saudação dirigida aos movimentos da sociedade civil. “Quero saudar de coração os movimentos sociais e populares, todo movimento sindical, estudantil, que foram e são fundamentais na construção do Brasil dos nossos mais gentis e generosos sonhos. Sintam-se em casa, porque esta é a casa de vocês!”, disse.

“Muito me honra receber a transmissão do cargo de ministro das mãos de vocês”, continuou. “A participação popular sempre foi e seguirá sendo o fio condutor dos nossos governos, está em nosso DNA, e por isso o nosso primeiro grande desafio será recuperar os instrumentos e os espaços públicos de participação popular nas decisões do governo”.

O ministro destacou o desmonte promovido, nos últimos anos, nos mecanismos de participação popular no governo federal. “O antigo governo fechou as portas do Palácio para o povo, destruiu os conselhos e acabou com as conferências”, lembrou. “Assumo aqui o compromisso de resgatar essas políticas e de fazer do Palácio do Planalto um endereço oficial para que a sociedade possa levar suas reivindicações. Nosso principal objetivo é colocar as impressões digitais do povo nas políticas públicas do governo. Pois sem a presença do povo, um governo não faz sentido”.Biografia

Márcio Macedo é deputado federal pelo estado de Sergipe. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição. Foi Superintendente do Ibama em Sergipe, entre 2003 e 2006; Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Aracaju (SE) entre 2007 e 2010; e atuou como conselheiro no Conselho Nacional de Meio Ambiente, no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e no Conselho Estadual de Meio Ambiente, todos em Aracaju.

Na Secretaria-Geral da PR, Macêdo terá como secretária-executiva Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa (2006-2011) e funcionária do banco desde 1984. Maria Fernanda foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na gestão do ministro Patrus Ananias (janeiro de 2015 a maio de 2016) e subsecretária do Consórcio Nordeste até o final de 2022. Indicada pelo Consórcio, integrou o GT de Cidades do Gabinete de Transição. 

Confira o discurso completo do ministro na cerimônia de posse:

Confira a cerimônia na íntegra: https://bit.ly/PosseMinistroMarcioMacedo

Fonte: gov.br

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem