Bom dia • 28/04/2024

30 de dezembro de 2022 às 05:50
Sem comentários
Comente agora

Em 2023, sete feriados prolongados devem movimentar o Turismo nacional

Em alguns destinos, hotelaria já registra boa procura para as datas e anima os profissionais de outros setores

Crédito: Arquivo MTur

A poucos dias da virada do ano, 2023 já tem animado o setor do Turismo no país. Isso porque, o próximo ano terá sete feriados prolongados que traduzem em bons períodos para que os brasileiros realizem as sonhadas viagens que movimentarão bilhões de reais nos mais de 50 setores econômicos que envolvem o turismo nacional. Em alguns destinos, segmentos como a hotelaria já registram interesse dos viajantes nas datas e a expectativa é de superar os números de 2022.

“O ano de 2022 veio para firmar a retomada do turismo no Brasil, em especial com o retorno dos grandes eventos, como os festejos juninos. Os feriados prolongados do próximo ano se tornam oportunidades para o brasileiro conhecer novos lugares, o que, consequentemente, vai gerar novos empregos e impulsionar pequenos negócios”, avaliou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

A maioria dos feriados cairão numa quinta-feira, que podem resultar em ponto facultativo no dia seguinte (sexta-feira). Mas datas como a Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho e o Natal cairão nas sextas e segundas-feiras e devem completar o calendário de descanso para o brasileiro. A população ainda terá a Proclamação da República, que cai numa quarta-feira e os demais pontos facultativos, como o Carnaval e Corpus Christi.

Para se ter uma ideia da importância destes feriados, em 2022, mais de sete milhões de pessoas viajaram pelo país durante as celebrações de Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Tiradentes e a Páscoa. Já neste fim de ano, o número ultrapassou a marca de 9,7 de viajantes, 45% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. E a previsão para as férias de janeiro também animam os trabalhadores do setor.

VIAGEM RESPONSÁVEL – Para uma retomada segura e responsável das viagens pelo país, o Ministério do Turismo incentiva a adesão ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro por parte de turistas e estabelecimentos turísticos. O Selo estabelece protocolos de biossegurança a 15 atividades do setor, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, além de um conjunto de orientações a turistas. Atualmente, mais de 30 mil selos já foram emitidos em todo o país.

Confira os feriados e dias de ponto facultativo nacionais de 2022

1º de janeiro (domingo) – Confraternização Universal (feriado nacional);
20 de fevereiro (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
21 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
7 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril (sexta-feira) – Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio (segunda-feira) – Dia do Trabalho (feriado nacional);
8 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro (quinta-feira) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro (sábado) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro (quinta-feira) – Finados (feriado nacional);
15 de novembro (quarta-feira) – Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro (segunda-feira) – Natal (feriado nacional).

Fonte: www.gov.br

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem