Bom dia • 07/05/2024

14 de setembro de 2022 às 17:04
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: Odontopediatria e os cuidados da saúde oral nos primeiros anos de vida

Autor:  Gian Leandro Lima Sandes – Aluno do Curso de odontologia do 10º período AGES

Cuidar da dentição dos pequenos desde os primeiros meses é essencial para um crescimento saudável e feliz. Assim, a seguir na primeira infância, pôr volta dos 6 anos de idade, antes da troca dos dentes de leite, é possível diagnosticar o problema de má-oclusão e assim, o dentista pode recomendar o uso de aparelho ortodôntico.

O cuidado de doenças orais não está apenas pertinente com a cárie dentária, mas também, com problemas gengivais, e odontos faciais. Entretanto, o mesmos cuidados orais, perinatal e infantil, compõem um dos aspectos cruciais da intervenção precoce que, facilita mudanças de atitude e favorecimento de uma boa  saúde bucal, o que permite a prevenção com sucesso de patologias orais.

 Dessa maneira devemos  salientar, que a maioria dos tratamentos de longa duração e com custo elevado, realizados na adolescência ou em idade adulta, podem ser facilmente evitados apenas com a adopção de medidas preventivas na 1ª infância. (Areias et al., 2008)

É indispensável, que os profissionais da área de pediatria adoptem medidas preventivas, que são da sua responsabilidade e façam as recomendações necessárias aos pais.

Portanto, cabem aos  pais que apresentam um nível de conhecimento acima do esperado, relativamente a temas como a amamentação, utilização de comida na parte noturna,, adequado à idade e momento em que deve ser retirada a chupeta. Assim como, reconhecem a importância da higiene oral e do tratamento, se indicado, dos dentes decíduo.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem