Bom dia • 07/05/2024

14 de setembro de 2022 às 17:02
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: A importância do cirurgião dentista na comunidade e como o mesmo deve desenvolver práticas educativas, dialogando com usuários e segmentos da sociedade para uma boa saúde bucal

Autor:  Gian Leandro Lima Sandes – Aluno do Curso de odontologia do 10º período AGES

 A saúde bucal no Brasil ainda apresenta um quadro epidemiológico preocupante, com altos índices de cárie dentária. Os programas odontológicos educativos em sua maioria têm como meta levantar e interpretar as necessidades das populações que dispõem de pouco acesso aos serviços de saúde odontológicos, valorizando-as e acolhendo-as de forma resolutiva.

O cirurgião dentista deve desenvolver práticas educativas, dialogando com usuários e segmentos da sociedade. Assim, as ações passam a fazer sentido, influenciando na participação e na mudança de comportamento, uma vez que os usuários se tornam livres e conscientes.

A saúde bucal no Brasil ainda apresenta um quadro epidemiológico preocupante, com altos índices de cárie dentária associados a focos de polarização da doença (CARVALHO et al, 2013).

Os fatores de risco das doenças bucais podem ser divididos em três componentes: o biológico experiência passada de cárie, presença de biofilme; o comportamental (dieta, frequência de escovação) e o socioeconômico escolaridade dos pais, renda familiar (LOPES, 2014).

O fator de risco relacionado ao comportamento depende do conhecimento acerca de uma adequada higiene bucal por parte de quem as executa. Nesse contexto, os programas odontológicos educativos em sua maioria têm como meta levantar e interpretar as necessidades das populações que dispõem de pouco acesso aos serviços de saúde odontológicos, valorizando-as e acolhendo-as de forma resolutiva (SCHIO, 2018).

Dessa forma o controle dos agentes etiológicos da cárie pode ser realizado por meio de métodos mecânicos, como a escovação dentária e uso do fio dental, sendo estes considerados a forma mais eficaz para eliminação da placa bacteriana, ou por meios auxiliares, como os dentifrícios fluoretados e antissépticos bucais que colaboram nesse controle (CARVALHO et al, 2013).

Assim,a promoção de saúde é uma forma de se trabalhar a prevenção da cárie dental e de outros agravos, sendo realizada preferencialmente em ambientes de convívio social, como as escolas, pois, dessa forma, a incorporação de hábitos e comportamentos saudáveis, relacionados à saúde bucal, torna-se mais efetiva.

Portanto, O cirurgião dentista deve desenvolver práticas educativas, dialogando com usuários e segmentos da sociedade. Assim, as ações passam a fazer sentido, influenciando na participação e na mudança de comportamento, uma vez que os usuários se tornam livres e conscientes (SCHIO, 2018).

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem