Bom dia • 29/04/2024

25 de agosto de 2022 às 19:35
Sem comentários
Comente agora

Deotap realiza operação contra fraudes de licitações em Simão Dias

Contratos teriam sido feitos com dispensa de licitação, sem fiscalização da execução do objeto contratado e sem a fundamentação legal 

O Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap) deflagrou nesta quinta-feira, 25, uma operação para o cumprimento de mandados de busca e apreensão decorrentes de investigação sobre fraudes em licitações, associação criminosa e peculato em Simão Dias.

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram feitos em endereços ligados às duas empresas e também na Prefeitura da cidade, Secretaria da Saúde e Secretária de Assistência Social, também de Simão Dias.

De acordo com a investigação, o Deotap recebeu denúncia de que no município haveria um esquema de fraude em procedimentos de licitação junto à contratação de duas empresas, que tem, como sócios proprietários, pessoas com vínculos próximos à gestão da Secretaria Municipal de Saúde e que os contratos foram feitos com dispensa de licitação, sem fiscalização da execução do objeto contratado e sem a fundamentação legal.

“De acordo com o apurado na investigação, os contratos foram feitos, no início da nova gestão municipal, através de dispensa de licitação amparada em um decreto municipal de emergência financeira e administrativa, que citava déficit financeiro”, diz em nota a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Ainda de acordo com a SSP, não havia situação que ensejasse emergência financeira e administrativa, já que o município teve superávit nos dois primeiros meses de gestão. Os processos de contratação tiveram como base o fornecimento de combustíveis e de vasilhames de GLP

“A operação apreendeu documentos e dispositivos eletrônicos para a continuidade das investigações conduzidas pelo Deotap. A ação está em andamento e a Polícia Civil vai detalhar as investigações, quando o inquérito for concluído”, destaca o órgão.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Simão Dias vem a público esclarecer acerca de uma operação da Polícia Civil, por meio do DEOTAP, ocorrida no início da manhã desta quinta-feira (25) na sede do Paço Municipal e nas Secretarias de Saúde e Inclusão Social.

A gestão municipal esclarece que a operação refere-se a busca e apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos para análise dos contratos de fornecimento de combustíveis e de vasilhames de GLP.

A prefeitura esclarece ainda que as licitações realizadas para aquisição de bens e produtos são executadas seguindo todos os procedimentos exigidos pela lei vigente do país.

Em tempo, a administração tranquiliza a população simãodiense e afirma que se coloca à disposição não só do DEOTAP, como de qualquer outro órgão de fiscalização, pois sempre preza pela transparência e idoneidade da gestão pública.

INFORMAÇÕES: SSP/SE



Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem