Bom dia • 29/04/2024

25 de agosto de 2022 às 17:55
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: Os cuidados do profissional da enfermagem e o diabete gestacional no pré-natal

Autora: Juliana Macedo Santos 

Aluna do 10ºperiodo de enfermagem

A gestação é um acontecimento fisiológico natural da mulher que provocar toda uma preparação e transformação para o período gestacional, na maioria das gestações se da de forma pacificar, ou seja nenhuma complicação no decorrer da mesma. A produção e atuação dos homônimos durante a gravidez atua de forma essencial para garantir que tudo ocorra bem, sendo ele o (TSH) o mesmo é o hormônio estimulador da tireoide que são responsáveis de ter a interação com os hormônios reprodutores , sendo eles o estrogênio e o progesterona.

O diabetes gestacional ocorre na  maiorias das vezes no 3° semestre de gestação,  essa doença provocar a deficiência na produção de insulina, ou seja o organismo não conseguir produz  o hormônio de forma suficiente impossibilitando a entrada da glicose nas células, provocando a não  absorção da glicose ocasionando a dificuldade no tratamento e controle dos níveis de açúcar no sangue, que geralmente é realizada com insulina subcutânea em-virtude da pouca quantidade de insulina, tende a  necessidade do aumento na produção ou fornecimento em maiores quantidades de insulina.   

A insulina é um hormônio hipoglicemiante que é produzido no pâncreas, onde tem como função promover a entrar de glicose na células, no entanto com o diagnostico de diabetes gestacional o pâncreas tende a apresentar problemas na produção de insulina, sendo produzida de forma insuficiente na qual gera a permanência do açúcar no sangue, essa doença causar o aumento dos níveis de açúcar no sangue, resultando na hiperglicemia de gravidade variável, tendo em vista que o DMG é caracterizado por qualquer nível de intolerância a carboidratos, portanto essa doença característica do período gestacional em gestante de 20 anos, que pode facilitar no diagnósticos futuro de diabetes tipo 2, evidente de 10 á 20 anos após a gestação. Com o presente diagnostico de DMG a paciente pode apresentar complicações gestacionais provenientes da alteração no metabolismo dos carboidratos, ocasionando episódios de hiperglicemia.

Com o aumento de glicose na circulação sanguínea da gestante acabar ocasionando a ultrapassagem de glicose para circulação fetal por difusão facilitada que gera o aumento da glicose na circulação fetal, onde a glicose provocar a produção de insulina que é um anabolizante, provocando quadros de macrossomia fetal.

O diagnostico de diabetes gestacional é feito pela realização do TOTG solicitado geralmente ente as 24° e 28° semanas de gestação 915,32,33). Tendo em vista que se a paciente apresentar fatores de risco para este diagnostico o exame deve ser feito mais precocemente, para intervir de forma que promova a redução de danos evitando possíveis complicações durante a gravidez e após esse período. Com a descoberta tardia do DMG e com a não realização do tratamento e controle da doença pode resultar no crescimento dos números de morbidade fetal e neonatal.

O diabetes millitos gestacional tem como meio de tratamento e controle do açúcar no sangue a alimentação saudável que promover uma melhoria do controle e estabilização da glicose, essa dieta deve fornecer os nutrientes essências em quantidade adequada, reduzindo o excesso de açúcar, carboidratos e alimentos gordurosos, além da  dista o tratamento também consiste na necessidade da aplicação da insulina para ajudar a controlar a glicose, e em caso de não conseguir o controle se faz necessário a administração de antidiabéticos.

Portanto, em  decorrência  do  presente diagnóstico de diabetes gestacional e DPP, provocar o aumento da probabilidade do feto apresentar o crescimento maior do que a idade gestacional, além de contribuir no nascimento do RN pré-termo. Para evitar problemas cardíacos e respiratório no RN, é realizado a prescrição de uso de corticoide, com o intuito de promover o aceleramento do processo de  amadurecimento dos pulmões. Além disso com o acompanhamento efetivo do pré-natal atual de maneira essencial na prevenção e tratamento das doenças decorrentes da gestão, dessa forma é possível identificar os possíveis agravos precocemente, promovendo e garantindo a eficiência da equipe multidisciplinar nos cuidados e tratamento de doenças predominante na gestação. Enquanto mais cedo for descoberto Diabetes gestacional diminuir o numero de mortalidade gestacional, fetal e neonatal.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem