Bom dia • 29/04/2024

17 de agosto de 2022 às 15:10
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: A odontologia na saúde básica

Autor:  Nadson Amorim de Jesus

No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a área da saúde explicitam a necessidade de metodologias que favoreçam o processo ensino-aprendizagem e a integração da universidade  com os serviços de saúde, de modo a formar profissionais com ênfase na promoção de saúde e prevenção de doenças.

Dessa forma a Lei nº 8.080/1990, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) como um sistema de caráter público, formado por uma rede de serviços regionalizada, hierarquizada, com direção única em cada esfera de governo, determinou a observância, dentre outros, dos princípios básicos de universalização, descen-tralização, integralidade e participação da comunidade, norteando a formação dos profissionais da saúde.

Diante dessas normas, surge a necessidade de integrar a universidade e o sistema público de saúde de tal forma que permita diversificar ambientes de aprendizagem, favorecendo a construção de um perfil acadêmico e profissional com competências, habilidades e conteúdos atualizados.

Entretanto, a  Estratégia Saúde da Família (ESF) foi criada  com o objetivo de priorizar ações de promoção e proteção à saúde dos indivíduos e da família no âmbito da coletividade. Assim,este modelo tem se tornado, nos últimos anos, o principal propulsor da reorientação dos serviços de saúde na atenção básica, além de fortalecer a integração ensino/serviço no Brasil.

Neste cenário, a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) estrutura o ensino da Odontologia e dialoga com os projetos pedagógicos quanto à formação do generalista, no enfoque das ações na atenção primária à saúde ropor a integração ensino-serviço em redes já estruturadas e pactuadas com a gestão local favorece a lógica pedagógica quando consideramos o estágio como a prática de campo que deve proporcionar aos estudantes a transição do mundo acadêmico para o mundo do trabalho. Portanto,caminhar na construção desta integração: fazer e inserir a Odontologia onde ela não foi projetada ou ainda não funciona dentro da lógica de gestão local, vivenciando os debates sobre a posição da universidade no fortalecimento do sistema, a reflexão da profissão e a estrutura do sistema de saúde, por meio da atuação conjunta docente, discente e equipes de saúde da

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem