Bom dia • 01/05/2024

4 de agosto de 2022 às 06:34
Sem comentários
Comente agora

Acadêmicos: Tecnologias dentro das escolas

Autora: Maiane Sousa de Santana

As tecnologias estão avançando mais a cada dia, elas estão inseridas no dia dias da sociedade e dentro das escolas não é diferente, muitas instituições já possuem toda rede de apoio tecnológico para agregar ao ensino dos estudantes e levar mais acesso à informação aos professores. As fragilidades encontradas nesse campo tecnológico inserida na aprendizagem, ainda é muito grande. Mas buscando sua melhoria e adequação, ela é deveras importante para desenvolvimento de informação e comunicação.

A lei 13.005, foi prologado no dia 25 de junho de 2014, a lei tem o intuito de levar mais acessibilidade a tecnologia com uma ótima qualidade, para ser uma ferramenta de trabalho no desempenho pedagógico, tanto nas instituições avançadas, quanto nas básicas. A lei também visa assegurar uma boa qualidade tecnológica, com apoio de vários órgãos dos Estados, Municípios e Distrito Federal.

Existem várias dificuldades que as tecnologias móveis e a internet transportam para educação formal e informal. Desta forma a escola precisa aprender novamente a ser uma organização realmente significativa, inovadora e empreendedora, deixando de lado os seus métodos envelhecidos como o currículo e alguns procedimentos. Assim se faz importante uma educação moderna que contribui a um conjunto de sugestões que serviram de guia e de suporte para um conhecimento relevante e o desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento.Desta maneira será possível a formação de alunos criativos e com valores próprios.

Em conseguinte, as tecnologias que são usadas no ensino podem trazer desafios cada vez mais difíceis, visto que à medida que temos mais informações, matérias e outros recursos quase ilimitados. Sendo assim exigirá uma capacidade de escolha, já que as tecnologias digitais como as redes sociais podem ajudar ou atrapalhar, pois acaba sendo muito fácil se distrair navegando na internet. Por isso, é muito importante aprender a interpretar e ser capaz de escolher o conteúdo pesquisado. Logo, é preciso um planejamento adequado caso contrário às tecnologias podem desviar a atenção dos alunos e atrapalhar o resultado, pois sem a mediação do docente, a utilização da tecnologia no âmbito escolar irá favorecer o entretenimento e não o conhecimento. (MORRAN, 2013).

O aceso a rede informatizada vem desafiando o professor a procurar novas metodologias para tentar suprir os requisitos da sociedadeAssim o professor deve abandonar a função de dono da verdade para que possa transformar-se em um pesquisador, crítico, reflexivo e companheiro dos discentes. Porém os desafios que os docentes encontram são em modificar o conceito de ensinar para selecionar caminhos que conduzam ao aprender. Dado que é importante que o educador e o educando permaneçam no processo de aprender a. Através da era digital como uma maneira de classificar o conhecimento, não desprezar a linguagem, oral e escrita, mas enfrentar os recursos eletrônicos no processo metodológicos.

Libânio (2010), traz que a várias formas de se ensinar. onde parte dos professores desenvolve uma forma mais acertada de da aula. Visto isso foi observado que os professores desenvolvem formas acertadas de ensinar pois é visto que a o aprendizado por parte dos alunos. Assim não é penas usar as TICs mais ter um mínimo de conhecimento didático, para com isso desenvolver e pôr em pratica o método adotado pela instituição. O docente ao utilizar a tecnologia buscando deixar as aulas mais atrativas e motivadoras, não quer dizer que ele vai propiciar aulas expositivas e auto visuais. Assim não indicará apenas em mudar o quadro-negro por slides, bem ou mal elaborados. 

Contudo, a tecnologia no dia a dia dos estudantes pode ter pontos negativos e positivos, tudo irá depender da forma que se é inserida na vida deles e a mediação pedagógica que envolve tanto a postura do professor quanto a do aluno, para que se torne um aprendiz participativo e com olhar reflexivo e crítico sobre informações gerais.

Referências bibliográficas

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2010

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem