Bom dia • 01/05/2024

3 de agosto de 2022 às 14:05
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: Meio ambiente

Autora: Maiane Sousa de Santana

O meio ambiente em geral, pôde-se ver-se que é onde há seres vivos, com suas diversas características e há muitas influências do meio em que cada habita. É importante sempre enfatizar que a fortes ligações do meio natural do meio social. Logo, deve-se pensar nas diversas maneiras que a natureza sofre com explorações, desmatamentos e tantas outras formas que prejudicam o meio e seus habitantes, sendo as diversas espécies de animais terrestres, marinhos, aéreos e microscópios que sofrem com os impactos ambientais. Além dos seres humanos que sentem de muitas formas todas as mudanças.

A Constituição Federal, refere-se a um ponto fundamental para que se estabeleça um controle no que se diz respeito a exploração dos meios naturais, “Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente. (SENADO FEDERAL, 1988). Dessa forma, todos e quaisquer tipo de avanço que venha causar impactos ambientais, precisa ter o máximo de cuidado e buscar a melhoria, não destruição. A lei 9.605 do ano 1998, sancionada do dia 12 de fevereiro, dispõe julgar as atividades de cunho prejudicial ao meio ambiente. Assim como essa lei, há muitas outras leis necessárias para preservação da natureza.

Atualmente, não tem como fazer separações dos seres humanos com a natureza do mundo em que vivem, mesmo com todos os mecanismos que existem em grandes cidades, a natureza está associada a todos os aspectos. Sendo parte do dia a dia das pessoas, seja em forma de alimentos, remédios e uma dimensão de elementos essenciais para sobrevivência.

Para Gliessman (2000), a quantidade de elementos que existem dentro do ambiente é o que o define, suas forças que influenciam no crescimento da economia. O autor fala da necessidade de se compreender o ambiente é suas mudanças, os cuidados e dinamismo com os períodos que o mesmo se transforma com características únicas e uma riqueza em novos recursos a cada temporada.

A maneira que a natureza é vista, na maioria das vezes, dependendo do meio em que está inserido, é o que irá contribuir com a forma de se pensar a respeito. Os vários recursos e obras primas que são utilizados para mover a economia, levam a pensar nos vários outros fatores que podem ser buscados para outros fins, sendo uma exploração sem fim. Mas, quando se cultiva a natureza da maneira correta, os benefícios podem ser diversos para ambos, pois acaba sendo uma troca de cuidados, o ser  e a natureza.

Falar sobre o meio ambiente é algo que precisa ser ligado ao meio cultural a forma como se cuida do ambiente, tem influência da forma como se vive naquele meio, assim como interesse do sistema produtivo. A grande questão desses interesses econômicos, É a forma como lidam com as questões naturais, a ideia é que consigam promover a preservação para que o ambiente se mantenha cada vez mais favorável, evitando a sua degradação e, consequentemente, torna impróprio o que era fértil. (DULLEY,2004)

É necessário para o ser humano, que haja o entendimento da real importância que o meio ambiente tem sobre sua existência e as ligações diretas com processo de sobrevivência até nas coisas mais simples e, que quanto mais se preserva, mais qualidade de vida estará promovendo. Respeitar o tempo, as transformações da natureza de forma natural, é um ponto básico para manter um equilíbrio.

Referências bibliográficas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universida- de/UFRGS, 2000.

DULLEY, Richard Domingues. Noção de natureza, ambiente, Meio ambiente, Recursos ambientais e recursos naturais. Agric. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem