Bom dia • 01/05/2024

24 de junho de 2022 às 20:57
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: Produção de Melancia Voltado para Alimentação Humana

AUTOR: YURI BRAZ SANTOS COSTA

A melancia é a quarta maior hortaliça quando se trata sobre volume de produção, em relação ao mundo, em torno de 47 milhões de toneladas por ano, tendo a China como o seu maior produtor mundial. Além disso, a partir de estudos direcionados, pode-se dizer que suas condições climáticas podem ser de amenas a quentes, com dias longos e baixa umidade, que favorecem o desenvolvimento da colheita e a qualidade do fruto da melancia (FAO, 2010).

A melancia, quando cultivada sob irrigação, tem aumentado sua produção, principalmente nas regiões onde as temperaturas são mais quentes, pois há boas condições de solo, clima e água para exploração na maior parte do tempo. Esse cultivo incrementa o nível de qualidade do material produzido, além de ter uma interferência direta em relação ao seu preço, o deixando mais atraente no mercado consumidor (FAO, 2010).

Se referindo a produtividade, entende-se que a mesma se direciona na relação entre as entradas e saídas de um sistema de produção. É indispensável efetuar uma comparação quanto a produtividade recebida pela unidade de produção com as do mesmo segmento e que oferecem meios e processos equivalentes. A produtividade fica comprometida não só pelo princípio da regra, mas também pela relação entre soluções e gestão, com o objetivo de reduzir o esforço e incrementar os resultados (CORREA, 2008).

A época mais adequada para plantar é durante todo o ciclo vegetativo, com condições climáticas favoráveis, onde em cada região, essas condições favoráveis podem ocorrer em diferentes épocas do ano, dependendo da localização e altitude. Nas regiões onde o clima frio é predominante, a semeadura da melancia é realizada de outubro a fevereiro, nas regiões de clima ameno de agosto a março e nas regiões de clima quente, todo o ano éfavorável, graças à irrigação. É preciso levar em consideração a variação sazonal de oferta e preço do produto no mercado-alvo, bem como fatores climáticos (LAUGENI; MARTINS, 2001).

O plantio direto é o planejamento do uso do solo baseado na diversificação de espécies, na mobilização do solo apenas na linha de semeadura ou na cova, de forma a preservar permanentemente a cobertura do solo e reduzir o espaço existente entre semeadura e colheita, interrompendo assim o processo contínuo ocorrente entre ambas(OLIVEIRA, 2006).

No cultivo da melancia, a irrigação é essencial para a produção e obtenção de  frutos de alto rendimento, de boa qualidade e de bom tamanho, principalmente no período de estiagem. A drenagem pode atingir altos rendimentos com poucos casos de doenças, fácil remoção de ervas daninhas e aplicação de fertilizantes por água de irrigação(PALADINI, 2004).

A presença de irrigação e o volume de água aplicado pode alterar o tipo de solo em questão, assim como as condições climáticas e o estado do cultivo (PALADINI, 2004), observando os quesitos em questão: 

Desde a semeadura até o início do crescimento da videira, o abastecimento de água deve ser facilitado, desde o início do crescimento da videira até a floração, há um aumento gradativo do consumo de água pela cultura, entre a floração e o início do amadurecimento dos frutos, a safra atinge seu consumo máximo de água e irrigação devem ser mais constantes (ROSSATO, 1996).

A falta de água nesta fase pode reduzir drasticamente a produção, desde o início do amadurecimento até a colheita dos frutos, o consumo de água diminui e as irrigações podem ser mais espaçadas. O uso de micro irrigação, principalmente a irrigação por gotejamento, tem apresentado grande potencial para o cultivo da melancia, com a vantagem da aplicação de fertilizantes de cobertura via água de irrigação(ROSSATO, 1996).

O gerenciamento da fertirrigação começa com a decisão da quantidade certa de nutrientes a ser aplicada no momento certo; a segunda é o uso de fertilizantes diluídos em água; e o terceiro reaplicando a água para limpar o sistema e depositar nutrientes na zona da raiz das plantas (VIEIRA,2011).

Entre 35 e 45 dias, a colheita de melancia é iniciada após a abertura das flores, correspondendo ao período de 65 a 75 dias após a semeadura, de acordo com cultura climática e demais condições que irão variar a depender do local e suas condições de clima. Para o Nordeste, a colheita pode ser iniciada a partir de 65 dias após realização do plantio(YIN, 2005).

REFERENCIAS: 

CORREA, H. L.; CORREA, C. A. Administração de produção e operações—manufatura e serviços: Uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2008.

LAUGENI, Fernando P., MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2001.

OLIVEIRA, S. T. Ferramentas para o aprimoramento da qualidade. São Paulo: Ed. Pioneira, 2006.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão de qualidade: teoria e prática. 2ª edição. São Paulo, Atlas, 2004.

ROSSATO, I. F. Ferramentas básicas da qualidade. 1996.

VIEIRA, S. Estatística para a qualidade. São Paulo: Elsevier, 2011.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem