Bom dia • 06/05/2024

8 de junho de 2022 às 10:54
Sem comentários
Comente agora

Câmara de Simão Dias realiza audiência pública sobre o trânsito da cidade

A Câmara Municipal de  Vereadores de Simão Dias realizou ontem (07) na Casa Legislativa uma Audiência Pública sobre o trânsito da cidade, a qual teve como foco três eixos principais: Educação para o trânsito; estruturação humana e material do Departamento de Trânsito  e fiscalização efetiva.  A propositura é de autoria do vereador Abraão da Conceição.

Entre as discussões os principais problemas apontados foram: Menores dirigindo veículos automotores; Péssima sinalização nas ruas e avenidas da cidade e falta de respeito as regras de trânsito; Falta de semáforos em cruzamentos considerados críticos pelo grande volume de circulação de veículos e pedestres; Paradas inadequadas dos ônibus na cidade; Falta de estacionamento próprio com sinalização adequada para frequentadores do mercado  de abastecimento municipal;  falta de efetivo humano e material para fiscalização e sinalização; falta de educação dos motoristas que transgredem às leis como a não utilização de capacetes, a não observância das preferencias a até a  ausência da Carteira Nacional de Habilitação.

“Registro meus agradecimentos a presidenta Iraildes e demais colegas vereadores, aos distintos profissionais da área Roberto Chaves, Marcos Franco e Benedito Ribeiro que deram o tom técnico ao evento; ao distinto e competente Procurador do Município Dr. Roberto Carvalho, e a secretária Renata Matos e demais servidores da Câmara por toda a preparação para o sucesso do evento. Enfim, uma semente foi plantada. Agora vamos elevar nossa conscientização quanto ao trânsito e exercer a cidadania cobrando nossos direitos e cumprindo nossos deveres. Trânsito é vida, saúde e paz.”, postou Abraão da Conceição.

Os impactos  negativos de um trânsito inseguro para o município e todo o Estado também foram abordados  pelos experientes  profissionais da área de trânsito, Roberto Chaves e Marcos Franco. Já o comandante da Guarda Municipal, Benedito Ribeiro fez um relato sobre a depredação nas sinalizações por vândalos, falta de efetivo da GM e dificuldades reais para efetiva fiscalização na cidade.

De acordo com algumas disposições do Código de Trânsito Brasileiro, o trânsito seguro é um direito de todos e dever dos municípios  com trânsito municipalizado,  a articulação com as outras instâncias de governo  para definição de suas políticas públicas de trânsito, bem como ofertar serviços de engenharia, de fiscalização e serviços de educação. No entanto, em  Simão Dias  o trânsito foi municipalizado no ano de 2012, exatamente há uma década, mas continua inseguro e caótico  por omissão da Prefeitura Municipal para garantir o direito dos simãodienses.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem