Bom dia • 04/05/2024

11 de março de 2022 às 08:34
Sem comentários
Comente agora

Operação Livro Oculto combate fraudes e corrupção em licitações em Beberibe/CE

Trabalho conjunto da PF e CGU identificou indícios de esquema criminoso envolvendo pagamento de propina a servidores públicos

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (11/3) a Operação LIVRO OCULTO, em atuação conjunta com a Controladoria Geral da União, com o objetivo de instruir inquérito policial que apura fraudes, exigências e pagamentos de propinas a servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para aquisição de livros didáticos em Beberibe/CE, entre os anos de 2019 e 2020.

Cerca de 70 setenta policiais federais e 10 servidores da CGU cumprem 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 15ª Vara da Justiça Federal, em domicílios investigados nas cidades de Fortaleza/CE, Caucaia/CE, Maracanaú/CE, Pindoretama/CE, Iguatu/CE e Jucás/CE.

As investigações tiveram início em junho de 2020. O trabalho conjunto da PF e CGU identificou indícios de esquema criminoso envolvendo pagamento de propina a servidores públicos, empresas de fachada, sobrepreço, superfaturamento dos bens licitados e lavagem de dinheiro decorrente de desvios de recursos públicos federais em licitações para aquisição de livros didáticos. Apurou-se que os investigados atuam em outros processos licitatórios no Estado do Ceará, já tendo sido indiciados em outros inquéritos policiais por crimes similares.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva – art. 1º da lei 9.613/98; 89 e 90 da lei 8.666/93 e artigos 288, 317 e 333 do Código Penal.

Haverá atendimento à imprensa, às 10h30, na sede da Superintendência da Polícia Federal – bairro de Fátima – Fortaleza/CE.

Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem