Bom dia • 04/05/2024

11 de março de 2022 às 16:29
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: A importância da Cinesiologia e Biomecânica no tratamento do Cruzado Ligamento Anterior (LCA)

Autora: Ana Carla Andrade Rabelo

O Ligamento cruzado anterior é o mais afetado na atividade diária, os danos do LCA, influenciam na mecânica funcional da articulação da região do joelho estendendo a instabilidade do joelho. Desse modo esta ligado ao papel essencial biomecânico que este ligamento desempenha no joelho e da alta ocorrência de lesões em indivíduos atletas de grande nível, requerendo dos pesquisadores mais pesquisas especificas e aprofundadas com protocolo de tratamento eficiente e eficaz. A lesão do LCA do joelho é encontrada constantemente na prática ortopédica, após a lesão o primeiro passo é avaliar os quatros ligamentos, a utilização dos testes na avaliação clinica é essencial, para entender a especificidade e a sensibilidade da lesão, e saber o seu grau se é crônica ou aguda, as lesões traumáticas dos joelhos tem como resultado, refletir 80% das doenças de joelho. (ALMEIDA, G; ARRUDA, G; MARQUES, A, 2013). 

 O cruzado ligamento anterior (LCA) é constantemente lesado, em alguns casos pode ser tratado com cirurgia, em acontecimentos como na prática esportiva, ou se o quadro álgico permanecer por muito tempo, o mecanismo direto frequente é uma força aplicada na região lateral da articulação ocasionando uma força valgo. Diante disso, a lesão será capaz de acontecer no LCA, ligamento colateral medial, da mesma maneira que o mecanismo medial, o mecanismo dessa lesão está relacionado a uma desaceleração ou uma rotação, mudança de direção e saltos. (SOUZA, K; TRIBIOLI, R, 2011).

O joelho é uma articulação complicada e vulnerável a acontecer lesões, do meio das estruturas da articulação introduzidas nesta articulação está localizado o ligamento cruzado anterior, um dos essenciais estabilizadores da articulação do joelho, ele é formado por as articulaçoes patelo-femural e femuro-tibial, essa articulação é complexa e agüenta um grande peso, mas é também uma articulação volúvel e isso faz com que ela fique sujeito a sofrer lesões, essencialmente ligamentar. O ligamento cruzado anterior fica localizado na articulação do joelho, iniciando na intercondilar anterior da tíbia, e fixando na seção posterior da presença medial do côndilo lateral do fêmur, é um dos essenciais estabilizadores da articulação do joelho, ele impossibilita o movimento excessivo de deslizamento anterior da tíbia com relação ao fêmur e age no controle da rotação tibial. O LCA é um dos mais lesado em atletas e esportistas, essa lesão provoca mudanças funcionais e outros tipos de lesões articulares. (OLIVEIRA, T; CHIAPETA, A, 2016).

A maior parte das lesões do sistema musculoesquelético são as luxações e fraturas do tornozelo, essas lesões são as mais comuns no sistema músculo-esquelético, estas lesões fornecem uma enorme conseqüência sobre as funções, sendo capaz de ocasionar desarranjos articulares, por exemplo, limitações de movimento, instabilidade, artrose secundária e incongruência articular, e entre as articulações que suportam a carga, o tornozelo mostra a maior incidência de fraturas, por esse motivo o tornozelo é encarregado por funções para controle e estabilização do membro da perna sobre o pé planado, amortecimento ao andar, saltar, correr e outros, como também a elevação do pé ao saltar e subir. (ALENCAR, A, et.al., 2012).

Assim a  cinesiofobia esta deliberada como o medo de praticar movimentos, podendo ser uma forma de proteção do sistema locomotor, consiste em um medo da dor, ou que a dor leve a uma lesão, o medo de sentir dor faz com que o movimento seja prejudicado e a pessoa diminua gradualmente suas atividades, restringindo suas atividades, sua rotina e limitando funções.

Mediante a discussão, conclui-se que visto que associar os resultados terapêuticos através de técnicas e recursos fisioterapêuticos que contribui para a melhora do quadro álgico, o protocolo de tratamento de mobilização intra-articular de metatarsos, drenagem manual do edema no tornozelo lesionado, massagem de cyrax e fricção, pompage subtalar, decoaptação global e tíbio-társica, Essa conduta junto com uma boa recuperação contribui para a diminuição da dor, do edema, aumentando a massa muscular, aumentando a amplitude e facilitando o retorno do indivíduo as suas atividades de vida diária mais rápida.

Constata-se que a reabilitação de pacientes ou atletas com lesão do LCA é muito importante que seja imediata, não tardia, além disso, é preciso recuperar a qualidade de vida do paciente para que ele possa voltar a suas atividades diárias rapidamente e consiga recuperar sua funcionalidade, é preciso também um protocolo para a entorse de tornozelo, visto que também é um problema apresentado pelo paciente, sendo fundamental um tratamento fisioterapêutico adequado para as lesões ortopédicas, essas lesões atrapalham a vida do paciente e prejudica na prática de suas atividades do dia-a-dia.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem