Bom dia • 06/05/2024

13 de fevereiro de 2022 às 12:21
Sem comentários
Comente agora

Meio ambiente e Urbanismo

Autora: Emily Samilles Oliveira Salvador

O presente trabalho aborda do meio ambiente e urbanismo, apresentando problemas comuns a todos os municípios brasileiros, es quais ocasionam  consequências ambientais, isto é, devastação através da poluição causada por transportes e o condicionamento lixo urbano, ocorrendo, dessa forma, o desconforto aos moradores.

Há, no entanto, uma relação com o Projeto Integrador, pois está perceptível que o grupo Oliveira não cumpriu sua responsabilidade social e com a remoção inadequada dos resíduos sólidos, provocou inúmeros impactos à qualidade ambiental. Desse modo, por ser o homem guardião da natureza, tem o dever de cuidar e preservar de toda espécie de degradação ao ecossistema. Frente a isso, qual seria a solução para preservação ambiental do espaço em que vive o homem?

Mediante a isso, é importante salientar as palavras de Henrique (2009), sobre as classes economicamente mais privilegiadas que construíram mecanismos para superar esta alienação com a natureza. Além disso, desenvolveram formas que pudessem suprir os prazeres e valores estéticos da proximidade com a natureza, na tentativa de proteger a natureza.

Para Leite (2006), a logística reversa possibilitou o desenvolvimento sustentável com relação aos impactos ambientais, econômico e social; numa sociedade que vive em constante mudança, onde o prejuízo de forma direta e indireta consiste na coleta de embalagens e equipamentos eletrônicos que são lançados ao meio ambiente de forma inadequada, ou seja:

As legislações ambientais sobre resíduos sólidos normalmente têm suas origens em uma reação aos impactos que os excessos desses resíduos provocam no meio ambiente, seja pelas dificuldades crescentes de desembaraça-se deles até a disposição final seja pelo impacto negativo no meio ambiente, provocado pelo desequilíbrio de preços de materiais entre a oferta e a demanda que os resíduos provocam. (LEITE 2006, p.152)

Diante disso, é nítida a dependência do ser humano com a natureza, e também a necessidade de realizar construções civis, sem observar as mazelas oriundas das mesmas.

Prejudicando assim toda a sociedade, com único objetivo, construir bens materiais e atender.

Contudo, a queima de entulho cometida nos municípios tem sido reclamada em vários grupos pelos resultados desfavoráveis da derivação de gases; tendo em vista a referida problemática, o promotor de justiça atuante no município de Tucano, aduz que o Ministério Público registrou uma série de denúncias por parte dos cidadãos, dos quais, a maioria, se queixa do descarte irregular dos detritos e os impactos causados ao ambiente natural onde vive o homem.

Reiterando a hipótese inicial, segundo Catalão (2010), a dialetização do espaço, entendido, pois, como uma mediação interativa entre as formas do ambiente construído, é resultante da transformação da natureza e vida social. Sendo assim, faz-se necessário enfatizar as palavras de Henrique, ao afirmar que, o trabalho do homem é uma das formas de incorporação da natureza à vida social, configurando-se numa importante categoria na

mediação entre a sociedade e a natureza, sendo fundamental na produção e reprodução da vida humana.

Conclui-se que, é importante entender a interação entre a ação humana e a natureza, haja vista que geram consequências decorrentes do desmatamento, com isso é preciso evidenciar que os seres humanos devem conservar o espaço natural acima de tudo na percepção de garantir a existência dos patrimônios e dos meios essenciais a eles para as sociedades futuras.

 A humanidade passa por um desequilíbrio ambiental e sociocultural, ou seja, a devastação dos ecossistemas que pode ser explicada através da ambição de domínio da natureza pelo homem “A natureza possuidora de uma maior influência sobre o meio encontra no homem mais um de seus elementos. Este período corresponde ao início da busca pela história da incorporação da natureza à vida social e à produção do espaço geográfico” (HENRIQUE,p.37)

Sendo assim, problemas ambientais, destacam-se em grandes áreas urbanas, pois os entulhos são simplesmente jogados no solo sem qualquer cuidado ou preocupação, formando lixões, extremamente ofensivos à saúde. Diante dessa situação, a coleta seletiva de resíduo é considerada como um benefício para assim diminuir essa adversidade, por isso a importância de fazer o descarte desse material de forma adequada.

Há muitas indústrias que transformam todo esse lixo reciclável em outros objetos, reaproveitando de maneira consciente. Mediante a isso, a solução adequada para que o homem viva com a natureza preservando o meio natural é ter em mente a responsabilidade e proteção ambiental.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem