Bom dia • 06/05/2024

10 de fevereiro de 2022 às 22:05
Sem comentários
Comente agora

Luciano Pimentel parabeniza gestão de Simão Dias por dar exemplo no atendimento aos autistas

Por Assessoria Parlamentar

Autor de proposituras que garantem a efetivação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sergipe, o deputado estadual Luciano Pimentel ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 10, para parabenizar a Prefeitura de Simão Dias pela iniciativa de implementar, a partir do dia 23 de fevereiro, o atendimento especializado para crianças com autismo. Para o parlamentar, o município está, mais uma vez, dando exemplo no que se refere à atenção aos autistas.

“No ano passado, tive a satisfação de participar da entrega das carteiras de identificação para autistas. Uma ação inédita em Sergipe, que foi promovida pela Prefeitura de Simão Dias. Com esse documento, a Secretaria Municipal de Saúde passou a ter um registro das pessoas com TEA. Hoje a administração de Simão Dias sabe onde elas residem no município, o sexo e a faixa etária, entre outras informações. Além disso, a carteira torna mais fácil o acesso ao atendimento prioritário, uma proposta do nosso mandato que já é Lei em Sergipe”, destacou Luciano Pimentel.

Segundo o deputado, ao oferecer o atendimento especializado (Fonoaudiólogo, Pediatra, Psicólogo e Psicopedagogo) para crianças com TEA, a Prefeitura de Simão Dias dá mais um passo importante para assegurar aos autistas o tratamento multidisciplinar que eles necessitam para se desenvolver. “Os pais, mães e familiares dos autistas reconhecem a grandiosidade desta ação. Por isso, em nome dessas famílias, quero pedir encarecidamente aos prefeitos e prefeitas de Sergipe que se espelhem na gestão de Simão Dias e propiciem esse atendimento nos municípios de administram”.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Renaldo Prata, o objetivo da Prefeitura de Simão Dias é prestar um atendimento mais humanizado. “Será um dia exclusivo para atender aos autistas. Assim, poderemos acolher melhor os nossos pacientes. É uma forma de humanizar o nosso sistema de saúde, elevando a qualidade de vida dos simãodienses. O autismo não se cura, se compreende e se respeita”, afirmou Renaldo Prata, em depoimento transmitido durante a sessão plenária da Alese.

Encerrando seu pronunciamento, Luciano Pimentel enfatizou que bons exemplos precisam ser divulgados, valorizados e reproduzidos. “Talvez quem não conheça um autista e as barreiras diárias que as famílias precisam romper em busca de respeito e do cumprimento dos seus direitos, não possa compreender a dimensão e a importância do trabalho que está sendo desenvolvido em Simão Dias”, disse o deputado, complementando.

“É como não ter apoio algum e passar a ser acolhido pelo Poder Público. Parabéns ao município de Simão Dias, parabéns ao Cristiano Viana e ao vice Renaldo Prata. O que vocês estão construindo é motivo de orgulho para os sergipanos e certamente será reproduzido por outros municípios do estado, porque é extremamente positivo para o nosso povo”, finalizou.

Em Simão Dias, o atendimento especializado com Fonoaudiólogo, Pediatra, Psicólogo e Psicopedagogo iniciará no dia 23 de fevereiro e acontecerá no Centro Municipal de Especialidades.

Foto: Jadilson Simões

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem