Bom dia • 06/05/2024

31 de janeiro de 2022 às 06:45
Sem comentários
Comente agora

ADECA presta contas das atividades desenvolvidas no projeto RECA em 2021


A Associação de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (ADECA) presta contas das atividades desenvolvidas nas oficinas do projeto RECA no ano de 2021. As inúmeras práticas, dinâmicas e todas as estratégias realizadas visaram atendimentos de quatro metas: 1- Atender a 100% dos beneficiários fortalecendo a ideia da educação em tempo integral levando a integração; 2- Combate à evasão escolar e otimizar o rendimento do aluno na escola; 3- Elevar o grau de conscientização dos beneficiários quanto ao combate ao uso de drogas, trabalho infantil, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; 4- Incentivar adolescentes à formação profissional e à busca de geração de emprego e renda.

Veja abaixo resumo mensal do relatório de atividades!
Janeiro
Matrícula no período de 11 de janeiro a 12 de fevereiro com atendimentos preferencialmente aos que estão no cadastro dos programas do Governo Federal – Bolsa Família (oficinas disponibilizadas nos turnos matutino e vespertino) e trabalho de divulgação das oficinas disponíveis para o ano letivo através das redes sociais a exemplo do Instagram e do WhatsApp, como principais meios de comunicação da instituição e das comunidades beneficiadas e por meio das emissoras de rádio locais. Ao todo 880 vagas ofertadas no decorrer do ano letivo. Ainda em janeiro aconteceu a primeira edição da Colônia de Férias ( janeiro/fevereiro), sendo ofertadas 70 vagas para esta edição de um total de 210 vagas para o ano letivo.
Foram desenvolvidas aulas remotas juntamente com atividades lúdicas de entretenimento, entrega e recolhimento de apostilas para as crianças e adolescentes em suas residências com todos os cuidados necessários devido a pandemia. No dia 28 de janeiro de 2021 ocorreu a realização do processo de formação continuada com a equipe pedagógica do Projeto Reca com o tema “Metodologias Ativas para aulas a distância e o ensino híbrido”, trabalhando as seguintes ferramentas: Google Meet, Google Forms e Word World. Após, foi elaborada uma proposta para a retomada das aulas, utilizando-se do ensino híbrido com atividades presenciais obedecendo as determinações legais, sanitárias e a distância.
As oficinas ofertadas na matrícula inicial foram: Ballet; Dança e Recreação, Capoeira; Colônia de Férias; Esporte (Conj. Centenário, Jogos Cooperativos – Sede); Inclusão digital Básico 1 e 2, Inclusão digital Avançado 1 e 2; Letramento, Espanhol; Voz e Violão; Batuques; Flauta; Cursos Profissionalizantes ( Inclusão Digital – Manutenção em Computadores, Maquiagem/ Penteado, Manicure/ Pedicure, Design de Sobrancelhas; Letramento com entrega, recolhimento de apostilas e aulas remotas pelo aplicativo google meets; Capoeira, Ballet e Dança com um dia presencial e outro online; Voz e Violão e Espanhol de forma presencial devido ter apenas 8 beneficiários em cada turma, formando assim duas no turno matutino e três turmas no turno vespertino; curso básico de espanhol para adolescentes de 14 aos 17 anos, com entrega de certificados, atendendo a um total de 20 beneficiários.


Fevereiro
Realização do processo de formação continuada com educadores sociais, abordando o seguinte tema: “Metodologias ativas para as aulas a distância e o ensino híbrido” de forma teórica e prática através de oficinas com as ferramentas tecnológicas no ensino híbrido.
Primeira reunião sistemática do Projeto Reca com os pais para esclarecimentos sobre as atividades presenciais e remotas. Sequências da Colônia de Férias, da Oficina de Espanhol e do processo de matrículas.


Março
No dia 1º de março, através do ensino híbrido, iniciou-se as oficinas: Ballet, Letramento, Capoeira, Dança, Voz e violão, Batuques e Espanhol. Posteriormente, em razão do comunicado oficial dos órgãos governamentais em virtude da proliferação do Covid-19 em Sergipe, o Projeto Reca/ADECA suspende parcialmente as oficinas com atividades presenciais, dando ênfase às oficinas remotas e adequações ao ensino a distância, utilizando-se do aplicativo Google Meets e o canal do YOUTUBE https://www.youtube.com/c/Projetoreca. Em 17 de março acontece mais um encontro com os pais dos beneficiários do Projeto Reca pelo aplicativo Google Meets sobre a importância da participação dos beneficiários nas aulas remotas e horários de funcionamento das oficinas pala plataforma Google Meets e respectivos grupos de whatsapp. Em 31 de março foi realizado o primeiro CINE RECA apresentação do filme: “A Estrela de Belém”. Entre os dias 29 e 30 a equipe do Projeto Reca, caracterizados fizeram a entrega de ovo de páscoa para os beneficiários.


Abril
Nos dias 20, 22 e 23 aconteceu o ciclo de palestras com o tema “Combate ao uso de Drogas” ministradas pela palestrante Josefa Silva (Giselia), de forma remota pelo aplicativo Google Meets. E as atividades continuram sendo desenvolvidas de maneira híbrida e as gravações e edições de vídeo-aulas com suas respectivas publicações no canal do YOUTUBE https://www.youtube.com/c/Projetoreca bem como a disponibilidade destes para os alunos nos respectivos grupos de whatsapp.


Maio
Em atendimento a meta de combate à evasão escolar e otimizar o rendimento do aluno na escola foi identificado que sete beneficiários que frequentam o Projeto Reca não estavam matriculados na escola regular de ensino, sendo necessário a equipe pedagógica realizar a orientação dos pais a efetuar a matrícula em uma escola mais próxima e assim o fizeram.
Buscando elevar o grau de conscientização dos beneficiários quanto ao combate ao uso de drogas, trabalho infantil, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no dia 19 de maio foi transmitido pelo Instagram do Projeto Reca a live ministrada pela psicóloga Renata Dantas com o tema: “Combate ao abuso e à exploração sexual infantil” Diante do tema abordado membros do Projeto Reca elaboraram um quiz premiado com o tema: Faça Bonito, onde pais dos beneficiários participaram através do Instagram ADECA/Reca e no dia 25/05 ocorreu o sorteio de duas cestas básicas com entrega na sede do Projeto Reca.
No dia 28 reunidos pelo Google Meets os educadores sociais e equipe pedagógica juntamente com a palestrante Josefa Silva (Gisélia) dialogam e elaboram propostas com ideias para o Projeto Meio Ambiente a ser executado no mês de junho. No mesmo encontro foram elaboradas atividades voltadas para a comemoração do aniversário de Simão Dias. Já buscando atender a 100% dos beneficiários fortalecendo a ideia da educação em tempo integral levando a integração no dia 10 de maio iniciou-se o curso de informática básica com uma duração de dois meses que atenderá um quantitativo de 36 beneficiários.


Junho
Início do processo de matrícula para o segundo semestre, fortalecendo a permanência dos beneficiários e propagando um leque de oficinas como Ballet, Dança, Voz e Violão, Capoeira, Futsal, Espanhol, Letramento, Informática básica e avançada e Curso profissionalizante de manicure pedicure e designer de sobrancelha. Equipe do Projeto realiza durante todo o mês visitações às escolas do Município para recolhimento de coleta de dados referentes ao rendimento e frequência dos beneficiários no projeto. Nestas visitas foi identificado que todas as crianças e adolescentes estavam tendo aulas remotas, mas que metade delas não tem acesso a internet para as aulas, utilizando-se do sistema apostilado.
De 07 a 11 de junho aconteceu mais um ciclo de palestras com a professora Josefa Silva (Giselia) com o tema “Trabalho Infantil” para crianças e adolescentes, pais, educadores sociais, equipe pedagógica e administrativa. Com base no ciclo de palestras a equipe pedagógica do Projeto Reca desenvolveu o primeiro concurso de redação para beneficiários. Este concurso contou com a participação de 25 crianças e adolescentes desenvolvendo de forma significativa suas respectivas redações, contendo ao final apenas três redações premiadas, que foram certificadas e com brindes a estas colocações, sendo eles: kit de alimentação escolar, kit de lanche e kit de higienização pessoal. Ainda durante todo o mês de junho as oficinas desenvolveram o Projeto Meio Ambiente, tendo como tema “Alimentação sustentável” onde desenvolveram atividades voltadas a uma alimentação equilibrada na proporção de adequar o bom funcionamento do organismo envolvendo a prática do esporte adequando a uma boa qualidade de vida. E no dia 22/06 encerrou-se o Curso de Espanhol com entrega de certificado aos beneficiários matriculados na Oficina.


Julho
Realização da 2ª edição de Colônia Interativa atendendo um quantitativo de 53 beneficiários entre aulas remotas e presenciais, onde foi elaborado atividades que possam garantir a segurança das crianças e adolescentes do Projeto Reca, contendo atividades como: Cinema, Bate papo, Bingo Musical, Palestras ressaltando os cuidados com a covid 19, Jogos educativos com o Word World, Entrega e recebimento de apostilas de Letramento e Palestra com a psicóloga Renata Dantas com o tema: Crianças e Adolescentes em tempo de pandemia. Ocorreu ainda a realização do processo de novas matriculas para o segundo semestre e respeitando as orientações da OMS uma assistente social fez aplicação de um questionário com os pais ou responsáveis, sobre a importância do Projeto Reca antes e durante a pandemia com o intuito de fortalecimento de vínculo entre a família e o Projeto Reca, bem como seus impactos na vida das famílias assistidas incentivando-as a escolarização de seus filhos. No dia 12/07 encerrou-se o curso de Informática Básica com entrega de certificado aos 16 beneficiários matriculados na Oficina e iniciou-se o curso de informática avançada com duração de dois meses.
Continuando com a meta de incentivar adolescentes à formação profissional e à busca de geração de emprego e renda no dia 28/07 encerra-se o Curso de Manicure, Pedicure e Designer de Sobrancelha com entrega de certificado a 23 adolescentes.
Realização da 2ª edição da Colônia Interativa com encerramento no dia 28 com gincana e entrega de lembrancinhas, atendendo a 53 beneficiários. Realização da terceira formação continuada com educadores sociais, equipe pedagógica, administrativa e equipe de apoio com foco no planejamento do segundo semestre pontuando questões pedagógicas e administrativas.


Agosto
Para atender a meta de 100% dos beneficiários fortalecendo a ideia da educação em tempo integral levando a integração no dia 03 iniciou mais uma Oficina de Capoeira no Povoado Lagoa Seca e Povoado Salobra atendendo 25 beneficiários. No dia 16 aconteceu a aula inaugural da Oficina de Futsal na Quadra Poliesportiva José Tavares de Jesus (Conjunto Mutirão) onde estão sendo atendidos 52 beneficiários. Já no dia 30 iniciou-se mais uma Oficina de Futsal no Povoado Salobra com o total de 19 crianças e adolescentes.
No dia 31 ocorreu encerramento do curso Noções Básicas em Espanhol com entrega de certificados para os beneficiários e apresentação dos alunos da Oficina de Capoeira na sede do CRAS I, após a palestra sobre Conscientização pelo fim das violências.


Setembro
No dia 13 em cumprimento da meta para fortalecimento da ideia da educação em tempo integral levando a integração e a parceria com a Ages foi feito o credenciamento de cinco novas estagiarias do Curso de Psicologia. No dia 15 encerrou-se o Curso de Informática Avançada com entrega de certificado para um total de 17 beneficiários, dando início no dia 20 a novas turmas de Informática Básica. Dia 16, reunião de pais com a palestra da professora Josefa Silva (Gisélia) para cerca de 42 pessoas com o tema: Valorização da vida, peça ajuda! evento alusivo ao Setembro Amarelo. O evento contou ainda com a apresentação do Grupo de Voz e Violão do Projeto RECA.
Atendendo à meta de elevar o grau de conscientização dos beneficiários quanto ao combate ao uso de drogas, trabalho infantil, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de 20 a 24 aconteceu o ciclo de palestras com o tema “Setembro Amarelo” ministradas pela educadora Josefa Silva (Giselia), de forma presencial e remota pelo aplicativo Google Meets, reunindo aproximadamente 100 crianças e adolescentes, todos de maneira presencial e 28 de forma virtual.


Outubro
No dia 1º conforme constatação de visita domiciliar da assistente social para atendimento da meta combate à evasão escolar e otimizar o rendimento do aluno na escola foram encaminhados 10 beneficiários para serem atendidos pela Secretaria de Inclusão, Assistência Social e Trabalho (via CRAS I e II) para acompanhamento psicológico. Em fortalecimento a parceria com a Faculdade Dom Pedro no dia 04 foi realizado o credenciamento de três novas estagiarias do Curso de Pedagogia, onde estão desenvolvendo seu respectivo estagio nas Oficinas de Letramento. Em continuidade ao fortalecimento da ideia da educação em tempo integral levando a integração, no dia 08 encerram-se as atividades das estagiarias do Curso de Psicologia da Faculdade AGES e realização do primeiro Show de Talentos das Oficinas do Projeto Reca, juntamente com a comemoração do dia das crianças. Nesse dia aconteceram apresentações com as Oficinas de: Ballet, Dança, Letramento, Capoeira, Voz e Violão, Batuques, Informática Básica no jogo torta na cara com os temas: Drogas e Trabalho Infantil, acontecendo também entrega de lembrancinhas doadas pelo comercio e pelo Projeto, sendo eles: Mundo do Real, Supermercado Couto, Supermercado Souza, Drogaria São Paulo, Felipe Cell, Realzão das Utilidades, Center lar, Finha do Ouro e o Radialista Geraldo Marcedo. Aconteceu também a participação do Palhaço Bacalhau, houve entrega de algodão doce, picolé, saquinhos de doce, pipoca, bolo e muitas brincadeiras como pula-pula, piscina de bolinha e dinâmicas. Continuando com a mesma meta fortalecendo a parceria com a clínica Prata e o Rotary club no dia 18 do mesmo mês o Prefeito Cristiano Viana juntamente com o Secretário de Saúde e vice-prefeito Renaldo Prata formaram o Termo de Cooperação Técnica com a Adeca/Projeto Reca com objetivo de ofertar serviço médico Odontológico aos beneficiários do Reca e comunidade em geral de acordo com a demanda do SUS.
Para elevar o grau de conscientização dos beneficiários quanto ao combate ao uso de drogas, trabalho infantil, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e setembro amarelo no dia 26, a Técnica em Enfermagem, Barbara Malta visitou as Oficinas de Voz e Violão, Dança e a de Reforço com explicação sobre Higienização, Limpeza Corporal e Desinfecção com foco em Covid-19. Ainda em atendimento a mesma meta em parceria com o CREAS foi acolhida uma senhora para o cumprimento de prestação de serviço à comunidade, a qual ficou com a atribuição de cuidar do portão acompanhando entrada e saída das pessoas na sede do Projeto Reca.


Novembro
De 08 a 12 realização do ciclo de palestras com o tema “Violência Doméstica” ministradas pela palestrante Josefa Silva (Giselia), de forma presencial e remota pelo aplicativo Google Meets, reunindo aproximadamente 44 pessoas dentre elas beneficiários e educadores sociais. Durante todo o mês a equipe do Projeto visitou às escolas do Município para recolhimento de coleta de dados referentes ao rendimento e frequência dos beneficiários matriculados no RECA. Nestas visitas foi identificado que algumas crianças e adolescentes estavam tendo aulas presenciais, mas que metade delas ainda continuavam com receio de retornar para sala de aula por conta da covid 19. No dia 13 a convite para a participação do evento, referente a ação do programa de erradicação do Trabalho Infantil-PETI, os alunos da Oficina de Batuques se apresentaram na feira livre, tendo como finalidade o cadastramento dos carrinhos e identificação de suposta situação das crianças e adolescentes em situação de Trabalho Infantil.
No dia 30, os pais responderam ao formulário de entrevista demostrando o grau de satisfação pelas Oficinas e atividades desenvolvidas no Projeto Reca. No mesmo dia, aconteceu as matriculas da 3º edição de colônia Interativa com um total de 114 beneficiários.


Dezembro
No dia 7, iniciou-se a 3ª edição de Colônia Interativa atendendo um quantitativo de 65 Crianças e Adolescentes presenciais com atividades como: Dança, Jogos Cooperativos, Cinema, Palestra e Atividades Recreativas. E 40 Crianças e Adolescentes atendidos com atividades remontas em suas residências, assim a Colônia Interativa atendeu 105 Crianças e Adolescentes. No mesmo dia, início do Curso de Informática Avançada com o total de 21 Crianças e Adolescente o curso teve duração de um mês. Dia 9, entrega dos certificados do curso Noções Básicas em Espanhol e dúvidas em Português com o total de 17 adolescentes. Dia 14 início do Curso de Estética com Argilas com o total de 17 adolescentes presentes durante o curso.
Na noite do dia 17, na sede do Projeto Reca foi realizado o Natal para todos os beneficiários matriculados com apresentações das Oficinas: Ballet, Voz e Violão, Dança, Letramento Infantil, Numeramento, Capoeira, Batuques e apresentação de depoimentos dos pais sobre a importância do Projeto na vida deles e das crianças e adolescentes. Após as apresentações foi servido ao público uma ceia contendo arroz, estrogonofe, batata palha e refrigerante. E ao final do evento todos os pais receberam bombons com mensagens e as crianças e adolescentes receberam sacolas de doces.
Dia 29 encerrou o curso de Informática Avançada com entrega de certificados a 14 beneficiários que foram aprovados no curso, bem como a entrega de certificados do curso Estética com argila para 10 adolescentes.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem