Bom dia • 03/05/2024

19 de abril de 2021 às 19:05
Sem comentários
Comente agora

Doação de sangue colabora com tratamentos de saúde e salva vidas

O sangue doado pelos voluntários é utilizado na rede hospitalar para tratamento de pacientes com diagnóstico de várias enfermidades, sendo as leucemias, linfomas e o câncer patologias que requer transfusão sanguínea com mais regularidade

 solidariedade ao próximo é o sentimento motivador para doação de sangue. Nesta segunda-feira, 19, na sala de Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) os voluntários Vanessa Farias, 30 anos, sangue A positivo e Marcelo Bragança, 37 anos, sangue O positivo, retornaram a unidade para ajudar ao próximo.

“Estava gestante e depois amamentando. Agora que já atingi o tempo para poder fazer a doação eu vim. Para mim doar é gratificante, fico com a sensação de dever cumprido, pois estou ajudando algum paciente que necessita”, declara Vanessa. “Eu sou doador de sangue para ajudar, independente de ser uma pessoa da família ou um desconhecido”, complementa Bragança.

O sangue doado pelos voluntários é utilizado na rede hospitalar para tratamento de pacientes com diagnóstico de várias enfermidades, sendo as leucemias, linfomas e o câncer patologias que requer transfusão sanguínea com mais regularidade. “A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus modificou as rotinas das pessoas, reduziu as doações e, consequentemente, a reposição dos estoques de sangue. Hoje são realizadas uma média de 50 a 70 doações por dia”, informa Adineuza Ribeiro, da equipe de Captação de Doadores.

De acordo com a profissional, o Hemocentro de Sergipe trabalha para estimular a doação regular de sangue, o homem pode doar a cada dois meses, não excedendo quatro doações ao ano, e a mulher pode doar a cada três meses, não excedendo três doações ao ano. “O momento que estamos vivendo é de bastante cautela, mas a doação de sangue deve prosseguir. Temos um público que precisa da nossa solidariedade”, lembra a assistente social.

Paciente

A transfusão sanguínea é um ato médico indicado para promover aumento de volume do sangue no organismo, assim como para aumentar as hemácias que transportam oxigênio, corrigir distúrbios de coagulação e ainda melhorar a imunidade do paciente.

“As hemácias são um tipo de glóbulo vermelho presente no sangue, contendo hemoglobina na sua formação. O médico pode prescrever a reposição desse componente sanguíneo, por exemplo, para combater a anemia em pacientes em tratamento oncológico”, explica a enfermeira Florita Aquino.

Serviço

Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50 quilos e portar documento de identificação original com foto. Mais informações sobre o serviço e agendamento, através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: www.se.gov.br


Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem