Bom dia • 02/05/2024

23 de dezembro de 2020 às 22:50
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: Educação Física e as Expressões Corporais por meio das danças

Autor: Osmar Araújo dos Santos

A promoção de inclusão das Danças no contexto educacional é um privilégio a ser ressaltado no campo da Educação Física Escolar. A Dança é considerada a mais antiga manifestação socioculturais na vida do homem. Logo, é de responsabilidade dos profissionais inseridos incluir as Danças como conteúdos já que ela faz parte do cotidiano programático no campo da Educação Física Educacional. Por meio das Danças os alunos vivenciaram o movimento de forma lúdica promovendo o bem-estar mental físico e social.

Segundo Scarpato a dança na escola não deve
priorizar a execução de movimentos corretos e perfeitos dentro de um padrão técnico imposto, gerando a competitividade entre os alunos.
Sabe-se que há vários sugestões para promover a prática no cotidiano de cada aluno, sendo brincadeiras de rodas, coreografias e danças associadas as manifestações musicais, bem como danças nacionais e urbanas. Portanto, é necessário que os alunos pratiquem a maior quantidade de vivências possíveis nos espaços escolares para que assim possa conhecer diversas expressões, ritmos e musicas na qual elas não tenham o privilégio de encontrar externamente a escola. Por meio das Danças os alunos demonstram reações sentimentais e emocionais e principalmente reações habilisticas do saber fazer artístico. Pois a arte do movimento faz parte da esfera Educação, quando compreendida que a Dança é a arte básica do ser humano.


REFERÊNCIA:

SCARPATO, MT. A formação do professor de educação física e suas experiências com a dança. In: Moreira EC, organizador.
Educação física escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura; 2004.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem