Bom dia • 02/05/2024

22 de dezembro de 2020 às 23:46
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: A Educação Física na intervenção da obesidade escolar

Autor: Osmar Araújo dos Santos

A obesidade é definido como o acúmulo excessivo de gordura nas diversas partes do corpo humano, ou seja, é o desequilíbrio crônico entre o gasto energético com a ingestão alimentar, a obsidade ainda comprometem vários aspectos desde o bem está mental e físico bem como o aspecto social.

Para Matsudo e Matsudo (2007), um dos fatores responsáveis pela maior prevalência da obesidade é, sem dúvida, o sedentarismo ou a insuficiente prática de atividade regular. Nas aulas de Educação Física Escolar, os alunos devem vivenciar o movimento de forma inicialmente lúdica contribuindo na exclusão do sedentarismo que é um grande aliado no comportamento do acúmulo de gorduras, um fator de risco também para várias mazelas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e a famosa obesidade.
Mediante a tais mazelas referidas, a Educação Física Escolar é a principal área de conhecimento na Educação e Saúde que promove a oportunidade para a mudança do estilo de vida através do movimentar-se dentro das unidades de Ensino provocando o hábito da prática e levando para o cotidiano extra escolar intervindo assim, diretamente na prevenção da obesidade escolar. Enfim, praticar atividades físicas contribuem sognificamente na promoção da saúde. E nas escolas, o momento mais oportuno é nas aulas de Educação Física, por ser a disciplina apta para a realização dos movimentos corporais nos momentos práticos.

REFERÊNCIAS:

MATSUDO, S.M.; MATSUDO, V.K.R., “Atividade física e obesidade: prevenção e tratamento”. São Paulo: Atheneu, 2007.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem