Bom dia • 04/05/2024

26 de dezembro de 2019 às 10:13
Sem comentários
Comente agora

Banco do Nordeste, ADECA e Projeto RECA são exemplos de luta pelo futuro de crianças e adolescentes


Parcerias, metas e ações para promoção de direitos do público infanto-juvenil através de atividades educacionais elevam cada vez mais confiança da população na ADECA/ Projeto RECA.

“Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um”, disse o filosofo Platão. Tal pensamento, combina perfeitamente com o trabalho desenvolvido na Associação de Defesa Dos Direitos da Criança e do Adolescente (ADECA) através do Projeto RECA “Professor Orlando de Carvalho Santana” na cidade de Simão Dias, os quais hoje já são exemplos de luta pelo futuro de crianças e adolescentes no Brasil envolvendo parcerias público e privada.

De acordo com o Relatório Geral 2019, a ADECA numa parceria com a Prefeitura Municipal através do COMDICA/Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conforme Aditivo ao Termo de Fomento 01/2018 e com o BANCO DO NORDESTE através de Recursos do FIA/BNB com execução em 2019 estabeleceram metas e ações para a promoção de direitos do público infanto-juvenil através das atividades educacionais e terapêuticas sob a metodologia de oficinas em funcionamento no contra turno escolar. A ADECA conta também com outros parceiros como a UNIAGES, Clinica Prata, Rotary Club, UAUBR, Dakota Calçados e Conselho Tutelar.

Além de promover a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, a entidade tem como objetivos alcançar quatro metas primordiais. A primeira é a de combater a evasão escolar e otimizar o rendimento dos alunos na escola; a segunda é atender a 100% dos beneficiários fortalecendo a ideia educação em tempo integral; a terceira, elevar o grau de conscientização dos beneficiários quanto ao combate ao uso de drogas, trabalho infantil, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E a quarta meta é incentivar adolescentes à formação profissional e a busca de geração de emprego e renda com ofertas de cursos profissionalizantes, inclusive com entrega de certificados.

Prestando contas

Segundo Relatório Geral foram ofertas 810 vagas a crianças e adolescentes do município de Simão Dias através das oficinas de Ballet/Dança; Letramento/ Espanhol; Capoeira: Sede/Sítio Alto/Salobra; Esporte:  Ginásio, Centenário e João de Matos; Jogos Cooperativos; Informática Básica; Informática Avançada; Música: Voz, Violão, Fanfarra, Batuques e Flauta; Artesanato; Cursos Mercado de Trabalho/Maquiagem; Recreação e Colônia de Férias  realizada nos meses de Janeiro, Julho,  Novembro e Dezembro com acolhimentos nas atividades de Jogos Virtuais e Cooperativos, Esportes, Artes Cênicas, Produção Textual e CineRECA. Assim, vale destacar que o calendário do Projeto RECA, bem como as atividades educacionais e terapêuticas sob a metodologia de oficinas são desenvolvidas durante todos os meses de forma ininterrupta. Ressalte-se que diariamente nos turnos matutino e vespertino é ofertado o lanche.

Janeiro– divulgação das oficinas do ano letivo; renovação de matriculas; inscrição de novos beneficiários; acolhimento este ano de três novos adolescentes para cumprimento de Medidas Socioeducativas encaminhados pelo Juiz de Direito da Comarca de Simão Dias e pelo Centro de Referência de Especialização em Assistência Serviço Social (CREAS); colônia de férias e primeiro encontro dirigido aos instrutores das oficinas e equipe diretiva e organizadora do Projeto.

Fevereiro– realização do segundo encontro dirigido; início das atividades letivas das oficinas da zona urbana; realização da 1ª triagem odontológica em parceria da Clínica Prata sob a liderança de Dr. Reinaldo Prata e sua equipe de profissionais. O atendimento odontológico é realizado quinzenalmente aos sábados no turno matutino.

Março– Entrega de kit Escolar aos beneficiários do Projeto; realização de palestra com a temática “Meio Ambiente” proferida por estagiária do curso de Psicologia da UNIAGES; verificação da quantidade de alunos presentes nas oficinas, bem como atividades dos educadores sociais; encerramento do curso profissionalizante com entrega de certificados no Colégio Estadual Fausto Cardoso.

Abril – realização da primeira reunião de pais e mestres com homenagens ao Dia da Família e ao Professor Orlando de Santana; apresentações dos alunos das oficinas de Ballet, Voz e Violão; participações dos membros da Comissão de Monitoramento do COMDICA, Abraão da Conceição e Alex Barbosa de Jesus, do presidente da ADECA, Raimundo dos Anjos Santos e convidados.

Maio – Coletas de frequências e rendimentos escolares; realização de ciclos de palestras com a parceria de vários estagiários da UNIAGES em todas as oficinas envolvendo os temas: drogas e trabalho Infantil visando esclarecer os perigos das drogas e quais locais os adolescentes podem trabalhar em conformidade com Lei e o ECA; apresentação dos alunos da oficina de Batuques no I Encontro de Gestores Escolares e Conselheiros Tutelares da cidade de Lagarto; visitas dos beneficiários/alunos da oficina de Informática Avançada às escolas Municipais e Estaduais de Simão Dias para divulgar os cuidados que se deve ter com o Meio Ambiente.

Ainda no mês de maio os alunos visitaram a empresa Dakota Calçados; beneficiários da oficina de Capoeira participaram da Marcha do Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente pelas ruas de Simão Dias e juntos com alunos das oficinas de Ballet também participaram da abertura da 19ª Edição do Desfile dos Jogos Estudantis. Participação dos alunos na novena do Projeto RECA juntamente com a Escola Estadual Fausto Cardoso e logo após a missa apresentações na Praça Barão de Santa Rosa de Ballet, Capoeira, Batuques, Voz e Violão.

Junho –  culminância do “Projeto Meio Ambiente” com apresentações temáticas das oficinas de Dança, Voz e violão, Capoeira, Ballet e Letramento; realização de segunda reunião de pais e mestres com entrega de kits escolares; realização do terceiro encontro dirigido com funcionários do Projeto RECA/ADECA; evento festivo em comemoração as festas juninas, onde foram concretizadas diversas apresentações dos beneficiários e servidas comidas típicas para alunos e convidados.; entrega de certificados para os alunos de Informática Básica e Avançada.

Julho – realização da segunda edição de Colônia de Férias com atividades lúdicas e de entretenimento para as crianças e adolescentes; abertura de novas matriculas para o curso de maquiagem e processo de renovação de matriculas para outras oficinas. E no dia 30 iniciou-se as aulas do segundo semestre.

Agosto – realização de evento em comemoração ao Dia dos Pais com apresentações dos alunos e entrega de lembrancinhas. Retomada do atendimento médico-odontológico e credenciamento de novos estagiários da UNIAGES.

Setembro – Recebimento de visitas dos aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, momento que 50 pessoas entres estas crianças, adolescentes e pais que fazem parte do Projeto RECA  foram atendidas e beneficiadas com escovas e corte de cabelo; participação no Desfile Cívico Municipal alusivo a Independência do Brasil, onde desfilaram os alunos de todas as oficinas, tendo o Meio Ambiente com enfoque para os cuidados com a fauna e a flora e a conscientização acerca do lixo na natureza foi o principal tema abordado durante o desfile; realização de rodas de conversas com as crianças e adolescentes proferidas pelos coordenadores de Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Clínica Prata sobre “Os cuidados com a saúde bucal”; realização de mais um ciclo de palestras e dessa vez o tema abordado foi “Gravidez na Adolescência”.

Outubro – alunos das oficinas de Batuques e Capoeira se apresentaram no evento do SESC e SENAC na cidade de Simão Dias, no qual teve como objetivo ações de cidadania e desenvolvimento comunitário.  Realização de evento do Dia das Crianças com distribuição de presentes e lanches para crianças e adolescentes e promoção de diversas brincadeiras como pula-pula, escorregador, piscinas de bolinhas e diversas atrações a exemplo de palhaços e mágicos. Nos dias 30 e 31 foram encerradas todas as oficinas do Projeto RECA, inclusive com entrega de certificados das oficinas de Informática Básica e Avançada. No entanto, através da parceria da UNIAGES foram recebidos quatro novos estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática e Física, os quais realizaram diversas atividades lúdicas envolvendo cálculos matemáticos e aulas com robótica nas oficinas de Letramento, Informática Básica e colônia de Férias.

Novembro – na sede do Projeto RECA em parceria com a Clínica Prata e Rotary Club de Simão Dias foi realizada a inauguração/ampliação do Gabinete Odontológico/Projeto Valter Passos e revitalização da Praça Recreativa do Projeto RECA em evento festivo com participações de alunos, pais e sociedade em geral. Ainda em novembro teve início a matrícula e atividades da Colônia de Férias através de outras Oficinas (Produção de Texto, Artes Cênicas, CineRECA, Recreação, etc.) que se estendem até janeiro de 2020.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem