Bom dia • 29/04/2024

3 de setembro de 2019 às 23:53
Sem comentários
Comente agora

Defensor Público e demais membros do Comitê de Saúde visitam as clínicas psiquiátricas

Fluxograma de atendimento e estrutura  foram avaliadas pelos representantes da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e OAB/SE

O defensor público e diretor da Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria Pública do Estado, Saulo Lamartine; o juiz Fernando Dantas e a presidente da Comissão de Saúde da OAB/SE, Clarissa Marques França, todos integrantes do Comitê de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado, visitaram na segunda-feira, 3, as Clínicas São José e São Marcelo para conhecerem a estrutura e fluxograma de atendimento às pessoas com transtornos mensais e usuárias de álcool e drogas. 

“Nosso objetivo principal é estreitar um diálogo interinstitucional para propiciar aos assistidos uma célere e ágil resolução administrativa das questões que envolvem a saúde mental. A visita às unidades de saúde mental também teve grande importância para alinhar questões extraprocessuais e imprescindíveis a uma melhor operacionalização das internações involuntárias por meio do fluxograma administrativo, ganhando destaque o papel interlocutor da CRLS”, disse Saulo Lamartine.

Segundo o juiz Fernando Dantas, a Comissão busca conhecer na prática a realidade e questões operacionais, que muitas vezes não são diagnosticadas nos processos. “Visitamos essas instituições para ter subsídios. O próximo passo é discutir, trabalhar os roteiros, procedimentos, e, no momento seguinte, tentar reproduzir aquilo que entendermos como procedimento que, na realidade, seria o padrão”, disse o integrante do Comitê.  

Para Fernando, o principal problema é a internação compulsória. “Poderia ser a última medida, se as ações de base, que são os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), estivessem funcionando a contento, o que evitaria a internação compulsória”, enfatizou.

O diretor da Clínica São Marcelo, Erhard Dória, enalteceu a visita das instituições jurídicas. “Os membros do Comitê conseguem visualizar todas as vertentes do sistema psiquiátrico. A visita nos engrandece e favorece o tratamento do paciente. Temos uma demanda contratual de 80 pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 50 masculinos e 20 femininos com transtornos mentais, e 10 masculinos álcool e droga. Entendemos que o olhar da Defensoria Pública e do judiciário só contribui para melhorar a situação dessas pessoas”, pontuou.

Participaram das reuniões a coordenadora jurídica do Hospital São José, Ana Carolina; a psiquiatra diarista, Andrea Guimarães; os assistentes sociais, Flávia Teles e Edicarlos;  a psicóloga Camila Inácio; a coordenadora de Saúde Mental, Dayane Braga e o coordenador administrativo geral, Fúlvio Teixeira. Da Clínica São Marcelo, os diretores José Hamilton e Erhard Dória.

Por Débora Matos

Ascom DPE

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem