Bom dia • 27/04/2024

8 de março de 2019 às 23:04
Sem comentários
Comente agora

Hemose abre campanha para ampliar doação de sangue feminina

A iniciativa realizada hoje visa a conscientização sobre a importância, do ato de doar sangue regularmente

A ação solidária promovida pelos voluntários do povoado Cruz da Graças do município de Nossa Senhora Aparecida deu início à campanha do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), que acontece durante o mês de março para ampliar as doações de sangue do público feminino. A iniciativa realizada nesta sexta-feira (08), data que celebra o Dia Internacional da Mulher, visa a conscientização sobre a importância do ato de doar sangue regularmente.
Maria Ginalda Santana da Silva participou da doação com o grupo de Nossa Senhora Aparecida e avaliou o momento como um dia especial. “Eu já tinha vindo com o grupo em outras campanhas e não tinha conseguido doar. Hoje realizei minha primeira doação de sangue e, também, o meu desejo que é servir ao próximo. Doei por amor e com amor”, comentou.
Conforme Valdemir Evangelista Santana, coordenador do grupo, a ação fidelizada tem como objetivo levar esperança de cura para quem precisa de sangue. “Marquei a doação da nossa comunidade para essa data, pensando em comemorar o dia da mulher e incentivar esse ato que é tão importante”, justificou ele.
Segundo a gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, a campanha de doação feminina terá mais um evento, que acontece no mês de maio para buscar ampliar o número de mulheres doadoras. “Esse é um público que temos como missão elevar o percentual de doadoras de 35% para 40%. Lembrando que a mulher pode doar até três vezes ao ano, respeitando o intervalo de três meses entre cada doação. Os impedimentos temporários para a doação feminina são o período de gestação e os doze primeiros meses de amamentação”, detalhou.

Parceria
O Lions Clube e a Escola de Enfermagem Dr. Augusto Leite também colaborou com a campanha para movimentar a doação de sangue entre as mulheres. As estudantes Iris Rayane dos Santos Pereira e Gabriele Custódio participaram da ação e colaboraram com o serviço. “Foi tudo muito tranquilo e rápido”, resumiram as jovens.

Serviço
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. No dia anterior à doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: www.agencia.se.gov.br

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem