Bom dia • 26/04/2024

22 de março de 2016 às 07:46
Sem comentários
Comente agora

SINDIJOR defende a Democracia, repudia ataques ao Estado de Direito e aos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público manifestar sua posição em defesa da mais ampla Democracia no Brasil e repudiar toda e qualquer forma de ataque às garantias do Estado de Direito.
Defendemos veementemente que todo e qualquer ato de corrupção tenha a rigorosa apuração e punição, mas tudo na forma da lei, e que atinja a todos, sem exceção, independente de cor partidária e da condição pública ou privada dos envolvidos. A forma equivocada, sensacionalista e nada ética de se promover uma investigação sempre será repudiada pelo SINDIJOR. Todavia, isso não quer dizer que fatos relevantes no processo investigatório e condutas antiéticas de investigados que se tornaram públicos devam ser ofuscados.
Rejeitamos toda e qualquer forma de abuso do poder e das prerrogativas institucionais de qualquer pessoa ou entidade investida de autoridade e responsabilidade públicas, em especial envolvendo quaisquer atos que atentem contra os direitos e as garantias fundamentais de todos e quaisquer cidadãos brasileiros.
Repudiamos, com toda força possível, qualquer forma de cerceamento das liberdades de expressão, de associação e de manifestação pública e pacífica. Não aceitaremos ataques a quem quer que seja, principalmente aos jornalistas em meio ao exercício profissional. Todas as rigorosas medidas devem ser tomadas no sentido de defender esse e os demais trabalhadores.
Também não podemos aceitar, em hipótese alguma, que concessões públicas dos meios de comunicação se transformem em meios parciais para manipular coberturas jornalísticas com o fim evidente de produzir fatos políticos, incitando ânimos para violências e intolerâncias, ampliando uma cultura social do ódio.
Repelimos, com vigor, práticas de quem for que viole garantias do Estado Democrático de Direito para atingir objetivos políticos e econômicos. Não podemos aceitar a lógica do vale tudo, nem instituições que se acham com direitos absolutos, o que é incompatível com a Democracia. Os fins não justificam os meios. Ou seja, condenamos toda e qualquer tentativa de ruptura da institucionalidade democrática e do Estado de Direito vigentes no país.
O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe salienta que as liberdades de expressão e de imprensa são fundamentais para o aperfeiçoamento da Democracia, em que seja garantido o pluralismo e o respeito a todas as vozes. O SINDIJOR lembra que a Democracia foi reconquistada no País após muita luta, e não pode ser colocada em risco por ações voluntaristas de quem quer que seja. É fundamental que o sistema Judiciário, nesse cenário de acirramento de ânimos, aja estritamente de acordo com a Constituição e não se deixe contaminar por paixões ideológicas.
O SINDIJOR não aceita o retrocesso das garantias individuais e coletivas, não aprova a impunidade e nem uma punibilidade fora da lei e de forma seletiva, não admite os ataques à Democracia. Defendemos uma cultura de paz, de respeito a todas às diferenças. Defendemos uma sociedade justa, livre e solidária para todos.
Diretoria do SINDIJOR-SE
 
Aracaju, 21 de março de 2016.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem