Bom dia • 26/04/2024

18 de maio de 2015 às 10:19
Sem comentários
Comente agora

Agricultores familiares participam de Dia de Campo sobre Plantio Direto

O Agreste sergipano se apresenta como um importante pólo produtor de grãos do Nordeste, contudo, nas atuais condições de manejo de solo nesta região, se faz importante apresentar técnicas de conservação de solo e da água. Pensando nisso, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe e a Embrapa Tabuleiro Costeiros promoveram, no período de 11 a 15 deste mês, um ciclo de Dias de Campo sobre Plantio Direto e Conservação do Solo e da Água, com o objetivo de levar essas tecnologias a técnicos e agricultores familiares dos municípios de Pinhão, Poço Verde e Simão Dias.
 
A abertura das atividades dos dias de campo aconteceu na propriedade do produtor Jarbas Marques Rochão, (assistido pela Emdagro desde 2004), localizada na comunidade Espinheiro, no município sergipano de Pinhão, e contou com a presença do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Gismário Nobre, do representante da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o pesquisador Manoel Rezende, do Secretário de Agricultura de Pinhão, representantes de instituições parceiras como o Instituto Federal de Sergipe (IFES) e Território da Cidadania do Sertão Ocidental, dentre outros.
 
Na ocasião o Diretor Técnico da Emdagro, Gismário Nobre, reforçou a importância da parceria duradoura entre a Emdagro e Embrapa em Sergipe. Registrou a presença dos colegas técnicos dos escritórios locais de Ribeiropolis, Carira e Frei Paulo, bem como agradeceu a presença dos agricultores assistidos pela Emdagro desses municípios. Destacou ainda o bom desempenho do gestor do programa do milho da Emdagro, engº agrº Luiz Carlos Nunes e enfatizou a importância de se trabalhar a questão da sustentabilidade no sentido de se produzir alimentos com mais qualidade e com uma visão de futuro.
 
Por sua vez, o pesquisador da Embrapa, Manoel Rezende, também destacou a importância dessa parceria com a Emdagro, reforçando a participação fundamental dos extensionistas para o sucesso das ações voltadas para o campo. “A parceria com a Emdagro é uma parceria eterna, indissociável e quase siamesa”, frisou. Aproveitou para destacar a proeminência econômica do pólo consolidado de produção de milho no estado de Sergipe e lembrou que, apesar dos avanços na cultura, todo monocultivo tende a ser prejudicial sob todos os aspectos.
 
O pesquisador falou ainda da necessidade de dispensar cuidados no sentido de evitar o aprofundamento de danos ambientais e econômicos na região produtora de milho no Estado, lembrando que é preciso buscar o apoio da tecnologia no sentido de se estabelecer uma ação revestida de procedimentos sustentáveis. “Precisamos enxergar longe, com a visão de sustentabilidade produtiva por muitos anos, e o sistema de Plantio Direto é uma das tecnologias que contribuirá para que isso aconteça.” disse.
 
Programação
 
O Dia de Campo se desenvolveu a partir de 03 estações: a primeira destinada as formalidades de praxe inerentes a abertura; a segunda com apresentação de uma abordagem sobre práticas conservacionistas mecânicas com enfoque na questão da subsolagem, a qual teve como facilitador o profº do IFES, Sérgio Filipin. Na terceira estação, o pesquisador e doutor em ciência do solo da Embrapa, Edson Patto, fez uma abordagem sobre o sistema de plantio direto, fazendo um paralelo com um trabalho experimental desenvolvido pela Embrapa no município de N. S. das Dores, o qual demonstra ser perfeitamente possível o plantio direto de milho consorciado com forrageiras no Estado de Sergipe.
 
Plantio Direto
 
O Sistema de Plantio Direto é um conjunto de tecnologias que promove a manutenção permanente da cobertura do solo, por meio da rotação e sucessão de culturas e da movimentação ou corte do solo apenas na linha direta. Esse tipo de plantio permite a eliminação do preparo do solo reduzindo o custo de horas/máquina e o consume de combustível, bem como um melhor aproveitamento da janela de plantio e o aumento da matéria orgânica, garantindo, assim, maior capacidade produtiva e redução do uso de adubos.
 
Asscom Emdagro
 

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem