Bom dia • 27/04/2024

28 de novembro de 2014 às 07:34
Sem comentários
Comente agora

Valadares Filho destaca problemas dos centros urbanos

 valadares-filho-28-11-14

 
O deputado Valadares Filho (PSB-SE) destacou, no Plenário da Câmara, alguns dos problemas que afetam a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Para o parlamentar, devido ao crescimento desordenado que ocorreu e ainda ocorre na maioria das cidades brasileiras, a qualidade de vida nesses centros vem caindo a cada dia.
 
Esse crescimento populacional, em parte provocado pelas constantes ocupações desordenadas e irregulares, segundo o deputado, desencadeia uma série de outros problemas que afetam diretamente a qualidade de vida nas cidades. “Filas em postos de saúde e hospitais; falta de medicamentos; segurança pública precária; falta de vagas nas escolas ou superlotação nas salas de aula; ou seja, um completo estrangulamento na prestação dos serviços públicos essenciais, são alguns dos problemas causados pelo crescimento das nossas cidades”, disse o deputado.
 
Valadares Filho também destacou que as inundações e os desmoronamentos, comuns nesse período de chuvas, são problemas que todos os anos afetam a vida daqueles que vivem nas cidades. “Milhares e milhares de pessoas ficam desabrigadas e perdem tudo que têm – casa, móveis, eletrodomésticos – ou mesmo até a própria vida, em inundações e desmoronamentos”.
 
Para o deputado, a ausência de políticas habitacionais voltadas para a ocupação responsável da terra agrava ainda mais o problema dos centros urbanos. “O que se tem, na maioria das cidades brasileiras, são loteamentos clandestinos implantados em áreas rurais sem a correta incorporação ao perímetro urbano e sem o devido estudo de impacto ambiental desses assentamentos; ou ainda, áreas de preservação ambiental são ocupadas de forma irregular”.
 
Valadares Filho disse ainda que a mobilidade urbana nos grandes centros é um caos. “Congestionamentos, acidentes e mortes; ônibus, metrôs e trens lotados; passageiros esperando por horas nos pontos de ônibus e estações de metrôs; esses fatos já passaram a fazer parte do dia a dia dos moradores urbanos”.
 
Visando à formulação de proposições legislativas que melhore a qualidade de vida daqueles que vivem nas cidades, Valadares Filho disse que, juntamente com especialistas na área, está estudando e analisando os problemas que afetam a qualidade de vida nos centros urbanos.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem