Bom dia • 27/04/2024

30 de janeiro de 2014 às 14:35
Sem comentários
Comente agora

Zé Valadares: Águia e Fenômeno

jose_valadares
O ex-prefeito de Simão Dias, José Matos Valadares marca sua história como um homem público probo, dinâmico, trabalhador e indiscutivelmente com capacidades imperativas de um líder imbuído de um estilo típico que se confunde com a soberana águia. Ele foi até o momento o primeiro político de Sergipe a deixar a administração municipal com o índice de 91 % de aprovação da população.
Filho mais velho de Josefa Matos Valadares conhecida por Dona Caçula e do vereador por duas legislaturas e prefeito populista de Simão Dias ligado as causas sociais Pedro Almeida Valadares – que morreu como deputado estadual aos 53 anos – José Matos Valadares iniciou sua trajetória política sendo deputado estadual pelo estado de Sergipe aos 22 anos (1966) como um dos mais votados da época, tendo seu irmão, o atual senador Valadares consagrado três meses depois prefeito de Simão Dias com apenas 21 anos. De visão aguçada beirando ao vislumbre da sagacidade e sem formação universitária, exceto a graduação na faculdade da vida, sempre que seu irmão, o senador Valadares era candidato ele recuava de ser devido aos acordos políticos.
Em 1972 é eleito prefeito de sua terra natal pela primeira vez, no qual realizou importantes obras públicas. Em 1982 é eleito novamente deputado estadual com a maior votação de Sergipe. Foi secretario adjunto da Secretaria de Governo de Augusto Franco e secretario de articulação com os municípios do então Governador Antonio Carlos Valadares. Depois passou alguns anos fora da vida pública se dedicando a vida empresarial. Nesse meio tempo, o grupo indica Belivaldo Chagas (atual vice-governador) para deputado estadual, o qual foi eleito por quatro legislaturas seguidas.
Em 2000 foi candidato da oposição a prefeito de Simão Dias e ganhou com uma margem grande de votos. Em 2004 é reeleito prefeito da cidade com uma margem de votos ainda maior. Em 05 de outubro de 2008 consegue eleger sete vereadores, dos nove que ocupa cadeira na Câmara Municpal e o seu sucessor, Denisson Déda de Aquino, o qual obteve votação expressiva nunca vista no município e o 2º mais votado do Estado. Denisson é primo do Governador Marcelo Déda, mas segundo o próprio Zé Valadares, a escolha não foi imposição dele e sim coube a méritos pessoal de Denisson que foi secretario de Zé por duas vezes, oportunidades que demonstrou está preparado para o cargo.
De 2000 a 31 de dezembro de 2008 José Valadares, mesmo sem saber se torna diante da opinião pública no mais novo fenômeno político de Simão Dias por ter realizado inúmeras obras públicas – sempre com emendas do senador Valadares – que modificaram a cara da cidade e dos povoados, alavancou o comercio, gerou emprego e renda, valorizou os servidores, melhorou de forma significativa a educação e a saúde e gerou desenvolvimento inconteste para o município nos mais diversos segmentos.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem