Bom dia • 01/11/2024
MEC e Inep disponibilizam plataforma interativa que permite acessar informações sobre participantes a partir de filtros como número de inscritos, cor e gênero. Enem 2024 acontecerá nos dias 3 e 10/11, domingos
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro. Para esta edição, o Inep ampliou a transparência e o rol de dados sobre o exame, com as principais informações sendo disponibilizadas no Painel Enem.
A plataforma interativa permite o acesso aos dados preliminares de forma abrangente, com informações a nível do país, das regiões, dos estados e dos municípios, de acordo com os recortes desejados.
Confira alguns dos dados disponíveis:
Filtros – A ferramenta possibilita, ainda, a aplicação e sobreposição dos filtros. Desse modo, é possível apurar a pesquisa e verificar, por exemplo, qual o percentual de mulheres concluintes do ensino médio inscritas em determinado estado brasileiro. As informações podem servir como base para análises de organizações da sociedade civil, de gestores educacionais, de pesquisadores e da imprensa.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense