Bom dia • 15/01/2025

12 de janeiro de 2025 às 08:37
Sem comentários
Comente agora

Hemose convoca doadores para reposição dos estoques de todos os grupos sanguíneos

Para manter estoque estratégico de sangue, Hemocentro precisa receber pelo menos 120 doações por dia

Devido à redução das doações de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está com os estoques dos sangues, O, A, B e AB, positivos e negativos, em situação de emergência nestes primeiros dias de 2025. Para reverter tal situação, a unidade convoca a população para fazer sua doação e colaborar com o atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar no estado.

Para manter o estoque estratégico, o Hemocentro precisa receber pelo menos 120 doações por dia, como explicou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas. “Estamos próximo da primeira quinzena de janeiro e o número de doações já oscila, o que está causando a baixa dos estoques de todos os grupos sanguíneos”, disse a gestora.

Demanda transfusional

O Hemocentro de Sergipe realiza a captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue para hemorrede de Sergipe. Essa rede de assistência é formada por 37 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades em Sergipe. As unidades realizam uma média mensal de 1.800 a 2.400 transfusões de hemocomponentes do sangue.

Serviço

Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. A unidade funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Mais informações podem ser consultadas através dos telefones (79) 3225-8019 e 3225-8039.

Fonte: se.gov.br

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem