Bom dia • 23/11/2024

23 de maio de 2015 às 09:36
Sem comentários
Comente agora

Hemose registra redução nas doações dos sangues, A positivo, A e O negativos

DOACAO-DE-SANGUE- FOTO_JORNAL SIMAODIENSE
O período chuvoso associado ao aumento dos casos de gripe e resfriados está refletindo na doação de sangue, do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Embora o serviço conte com a solidariedade dos voluntários e dos parceiros que colaboram com a unidade através de campanhas, os tipos sanguíneos A positivo, A negativo e O negativo, apresentam uma redução de 70% nas doações.
Para equacionar a situação, o Hemocentro está realizando uma ação especial para convocar os doadores dos dois grupos sanguíneos a comparecer a unidade. “Estamos usando o telefone para convidar as pessoas a se candidatarem à doação, e pedimos que a população nos ajude nesse ato, principalmente os doadores desses grupos sanguíneos”, convida a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.
A assistente social lembra que a unidade precisa regularmente de novos doadores, pois as bolsas atendem, principalmente, aos pacientes graves que dão entrada nas unidades de urgência e emergência da rede hospitalar pública, além de hospitais conveniados da rede privada.
Já em relação às viroses sazonais como as gripes e resfriados, a enfermeira Florita Aquino explica que esses grupos ficam impedidos temporariamente de doar. “Se a pessoa teve gripe e não teve febre deve aguardar dez dias para se candidatar à doação”, pontua.
Ela informa ainda que durante o período das viroses a pessoa que teve febre e tomou antibiótico deve aguardar um prazo de 15 dias, para poder retornar a doação de sangue. “E se fez uso de outro medicamento, é necessário aguardar 30 dias após a última dose para poder doar”, conclui Florita.
Serviço
Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, com idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 Kg esta apta a doar. O serviço de coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.
Por: Rosângela Cruz

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem