Bom dia • 03/12/2024
Alguns comerciantes da cidade de Simão Dias manifestaram descontentamento com a atual gestão Municipal por transferir a feira de sábado (dia 03) para a sexta-feira (dia 02 de agosto). A mudança decorrida através de Decreto causou frustração entre feirantes e comerciantes, que alegam que a alteração prejudicou significativamente seus negócios.
Um comerciante que pediu para não ser identificado por medo de retaliação por parte da gestão relatou que a feira de sábado, tradicionalmente um evento de grande importância para o comércio local, é um momento crucial para melhorar as vendas, mas a atual administração não dialoga com os comerciantes e impõe decreto em cima de decreto alterando diversas vezes por ano a feira de sábado. “Além de alterar a rotina dos comerciantes e da população em geral, afeta a logística, o planejamento dos negócios e enfraquece a economia”.
Num grupo de rede social de comércio, um lojista tentou justificar para diversos comerciantes que reclamavam da mudança que a atitude da atual gestão era para dar maior segurança aos feirantes e ao comercio. No entanto, em outro grupo de rede social os levantamentos davam conta de que quem faz a festa tem o dever de oferecer segurança a todos. “Afinal, quem vai arcar com os constantes prejuízos e os impactos negativos que os comerciantes local estão sofrendo com a falta de planejamento e desrespeito dessa gestão, questionam”?
A onda de protestos contra a gestão neste final de semana também adveio de vendedores ambulantes que reclamaram do tratamento e constrangimento que passam, sobretudo para instalar suas barracas no perímetro da festa – motivo de transferência da feira – e alegam que pessoas de fora da cidade foram mais privilegiadas do que elas.
Por último, alguns comerciantes da Praça da Juventude manifestaram descontentamento devido à falta de energia em seus estabelecimentos – um problema que se repete quando há festas na localidade promovidas pela Prefeitura e que já deveria ter sido resolvido pela gestão municipal ou ao menos amenizado com a simples colocação de geradores.
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense