Bom dia • 21/11/2024
Depois de coletado, sangue é fracionado em hemácias, plaquetas e plasma para atender pacientes em tratamentos e cirurgias
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) avalia como positivas as doações de sangue realizadas no primeiro semestre de 2024. Em seis meses, a unidade recebeu 17.975 pessoas, com um total de 14.056 doações efetivadas. Todo o sangue coletado e fracionado na unidade é direcionado para o atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar do estado.
Em junho, mês em que tradicionalmente ocorre redução nas doações, o hemocentro registrou 2.213 doações. As iniciativas contaram com a mobilização de grupos de voluntários, além de campanhas de coletas externas em parceria com instituições da iniciativa pública e privada. “Esse resultado mostra o comprometimento dos sergipanos com essa corrente de solidariedade que se renova a cada mês para a manutenção dos estoques de todos tipos sanguíneos”, destacou a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas.
Outra ação realizada para ampliar as doações foi o programa de Coleta Externa, que promoveu 14 ações itinerantes em parceria com os municípios, que disponibilizam o espaço para montar a coleta e também ficam responsáveis pela mobilização do público doador. Para o Hemose, essa é uma parceria essencial para a divulgação e sensibilização sobre a necessidade da doação de sangue com regularidade.
Doadores
Neste primeiro semestre, a participação das escolas de cursos profissionalizantes da área de saúde e instituições de ensino superior foi outro destaque para incrementar o serviço. Doadora de sangue, a enfermeira e professora Maria Aparecida Oliveira salientou que através da organização de campanhas e visitas técnicas os estudantes vivenciam o ambiente da saúde e entendem a importância do trabalho.
“Esse é um público jovem, com idades entre 19 a 25 anos, então aproveitamos para inserir projetos para que os alunos possam vivenciar a rotina e a prática profissional, além de estimular, de forma consciente, o ato da doação de sangue com frequência”, destacou a enfermeira.
Dados
O hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 170 mil voluntários que já doaram sangue pelo menos uma vez. Atualmente, a instituição atende a 27 unidades de saúde, dentre hospitais regionais e maternidades da rede pública e conveniada distribuídos no estado. A unidade realiza em média 80 doações de sangue ao dia. Desse total, 61,40% corresponde ao público masculino e 29,60% são doações femininas.
Critérios
Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, ter idade de 16 a 69 anos, peso superior a 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado, com um documento oficial, com foto válido em todo território nacional. Mais informações nos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.
Fonte: www.se.gov.br
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense