Bom dia • 05/12/2024
Atualmente, cerca de 400 pacientes estão cadastrados na unidade para tratamentos de coagulopatias e hemoglobinopatias do sangue
O serviço ambulatorial do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou, neste primeiro quadrimestre de 2024, o total de 3.295 atendimentos: 2.412 consultas, 699 transfusões de hemocomponentes e infusões de medicamentos, e 184 sangrias. Os dados são referentes à realização de procedimentos em pacientes que fizeram tratamento de doenças do sangue como hemofilia tipos A e B, anemia falciforme, além de usuários encaminhados pela Atenção Básica dos municípios sergipanos.
Atualmente, cerca de 400 pacientes estão cadastrados na unidade para tratamentos de coagulopatias e hemoglobinopatias do sangue. Eles também passam periodicamente por avaliações médicas e laboratoriais, com equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.
Segundo a gerente do ambulatório, Juliana Silva Nascimento, após as consultas e os exames, alguns pacientes são encaminhados para transfusões, que podem ser o concentrado de hemácias ou plaquetas, como também infusão de medicamentos, fornecidos pelo Ministério da Saúde de forma gratuita. “Esse trabalho, que realizamos de forma integrada, busca proporcionar mais qualidade de vida a esse público”, ressaltou Juliana.
Sangrias
Outro procedimento realizado no ambulatório do hemocentro é a sangria ou flebotomia terapêutica, que consiste na retirada de sangue do paciente para o tratamento de doenças. Similar à doação de sangue, com a diferença de que o material é desprezado após a coleta. “Essa é uma terapia indicada após avaliação clínica e laboratorial, para pessoas com excesso de glóbulos vermelhos ou gordura no sangue, situação que pode comprometer a saúde e provocar doenças no coração”, explica o médico onco-hematologista, Richer Mota.
Assistência
Para ter acesso aos serviços ofertados no ambulatório, o usuário deve apresentar um documento de identificação oficial, original com foto e o encaminhamento do médico para seguir com o tratamento. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h, mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000 e 3225-8046.
Fonte: www.se.gov.br
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense