Bom dia • 12/04/2025

12 de abril de 2025 às 06:46
Sem comentários
Comente agora

População de Simão Dias recebe mais de 160 serviços na 45ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Programa do Governo do Estado reúne uma gama de atendimentos de saúde, cidadania, lazer e bem-estar

O município de Simão Dias, no Centro-Sul sergipano, foi a sede, nesta sexta-feira, 11, da 45ª edição do ‘Sergipe é aqui’, programa do Governo do Estado que leva serviços públicos diretamente à população do interior. Realizada no Centro de Excelência Dr. Milton Dortas e na sede da prefeitura local, a ação reuniu centenas de moradores que aproveitaram a presença do Estado para resolver pendências, cuidar da saúde e garantir direitos.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o projeto itinerante contou com mais de 160 serviços oferecidos por mais de 20 secretarias e órgãos da administração estadual, incluindo atendimentos médicos, emissão de documentos, orientação jurídica, atividades culturais, castração de animais e serviços do Detran. A ação também marcou a transferência simbólica da capital sergipana para o município, representando a descentralização da gestão pública. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simão Dias possui mais de 42,5 mil habitantes, com a economia local movida pela agricultura, pecuária, avicultura e mineração, com destaque para a produção de milho, em que o município figura como importante produtor do estado. 
 
Uma das moradoras que foram beneficiadas pelo acesso fácil aos serviços foi Ana Cláudia Soares de Jesus. Servidora pública municipal, ela aproveitou a oportunidade para dar entrada no processo de cirurgia de retirada de um mioma, após meses aguardando. Agora, através do programa Opera Sergipe, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), surgiu a oportunidade. “Já tem muito tempo que venho tentando fazer essa cirurgia, mas não tinha condições de pagar. Sinto muitas dores, tem noites que nem durmo. Agora, com esse programa, estou esperançosa”, relata. 

O aposentado José Rodrigues Irmão, de 80 anos, recebeu a vacina contra a gripe e elogiou a importância da prevenção. “O cidadão tem que se cuidar. A saúde é muito importante e a gente só dá valor quando perde. Eu venho tomando todas as vacinas e seguindo a orientação médica”, conta ao destacar que buscou, também, atendimento na Carreta do Homem. “Quero fazer um exame de próstata. É importante, especialmente na nossa idade”, pontua. 

Cidadania e educação fiscal

Além dos atendimentos médicos e sociais, o programa também contou com ações de educação fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A coordenadora do programa Nota da Gente, Jaci Sampaio dos Santos, esteve presente explicando aos moradores os benefícios de exigir o CPF na nota fiscal. “Estamos cadastrando consumidores e lembrando que o programa beneficia entidades sociais e premia quem participa. É uma forma de combater a sonegação fiscal e conscientizar desde cedo”, explica.

Um dos que aderiram ao programa foi o servidor público Jaime Pimentel Magalhães. “Já pedia nota, mas não era cadastrado. Agora sei como funciona e vou começar a concorrer aos prêmios. É uma forma de ajudar o Estado e, quem sabe, ser recompensado”, comenta. 

Valorização da cultura e do artesanato local

A cultura e o empreendedorismo também tiveram espaço garantido. A artesã Fernanda Rocha, integrante da Associação Simãodiense de Artesanato, celebrou a visibilidade dada aos artistas locais por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). “Trabalhamos com várias tipologias: bordado, escultura têxtil, madeira.  Antes, não tínhamos onde expor, hoje, com o apoio do Estado, nossas peças já estão sendo levadas para todo o Brasil, inclusive para feiras em São Paulo. Isso tem mudado nossas vidas”, declara. 

Programa

Com mais de 200 mil pessoas atendidas desde sua criação, o ‘Sergipe é aqui’ tem o compromisso de alcançar todos os 75 municípios sergipanos até o final da gestão. Em 2025, o projeto já beneficiou municípios como Neópolis, Monte Alegre, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Arauá, Malhador e São Domingos. Agora, é Simão Dias que se soma aos 44 municípios que já receberam a ação do Governo do Estado. 

Fonte: www.se.gov.br

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem