Bom dia • 12/04/2025

11 de abril de 2025 às 01:00
Sem comentários
Comente agora

Brasil está entre os cinco países mais procurados por viajantes internacionais para as férias de julho

Rio de Janeiro lidera ranking de plataforma mundial de acomodação entre os destinos brasileiros mais buscados pelos estrangeiros

Com uma combinação única de praias paradisíacas, destinos urbanos e atrações culturais, o Brasil mantém sua posição de destaque no turismo internacional. De acordo com o levantamento da plataforma mundial de acomodação Booking.com, o país aparece entre os cinco mais buscados por viajantes de todo o mundo para o período entre abril e junho de 2025, atrás apenas da Espanha, Itália, Estados Unidos e França. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 61% nas buscas por acomodações no país.

O Rio de Janeiro lidera o interesse dos visitantes vindos de fora do país para as férias de julho, com um aumento de 80% nas buscas em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do site de buscas. Esse crescimento acompanha o bom desempenho do estado na recepção de visitantes estrangeiros nos primeiros meses de 2025. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em parceria com Embratur e Polícia Federal, o Rio recebeu 502.259 turistas internacionais em janeiro e fevereiro deste ano — sendo 240.151 em janeiro e 262.108 em fevereiro — o que representa um crescimento de 50% em comparação com o mesmo período de 2024.

 “A cidade maravilhosa é uma das principais portas de entrada de turistas internacionais no Brasil e isso é fruto do enorme trabalho realizado pelo Governo Federal para melhorar a infraestrutura, facilitar o acesso e ampliar a promoção do Brasil lá fora, tornando os nossos destinos ainda mais atrativos”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

 Também observa-se um aumento expressivo no interesse por outras cidades brasileiras, como Búzios (RJ), com crescimento de 144%, Florianópolis (SC), com 108%, Foz do Iguaçu (PR), com 248%, e Porto de Galinhas (PE), com 153%. Dados que reforçam a diversidade da oferta turística nacional, capaz de atrair públicos variados, interessados tanto em praias e cidades litorâneas quanto em experiências urbanas e de contato com a natureza.

Entre as nacionalidades que mais ampliaram o interesse pelo Brasil para o mês de julho, os argentinos lideram, com crescimento de 137% nas buscas em relação ao ano passado, seguidos pelos chilenos com aumento de 53%. Já os franceses registraram alta de 66% e ocupam a terceira posição entre os que mais buscam destinos brasileiros, seguidos pelos norte-americanos, que tiveram crescimento de 57% na pesquisa.

VIAGENS NACIONAIS – No caso dos brasileiros, Gramado (RS) e Fortaleza (CE) são os destinos queridinhos, com crescimento de 11% das buscas, seguido por Maceió (AL), com alta de 73%, e Porto Seguro (BA). Esses destinos se destacam pela diversidade de experiências proporcionadas – do clima ameno da serra gaúcha às praias paradisíacas do nordeste -, reunindo lazer, cultura, gastronomia e paisagens deslumbrantes.

A pesquisa também revela a intenção de viagem dos brasileiros entre os meses de abril e junho deste ano. Nesse período, o Rio de Janeiro aparece na liderança das buscas, com um aumento de 63% em relação ao ano anterior. Em seguida, estão São Paulo, Ubatuba, João Pessoa e Porto de Galinhas.

PASSAGENS – Os dados da plataforma Booking.com mostram ainda as preferências dos brasileiros na hora de buscar passagens aéreas em julho. Entre os destinos nacionais estão Salvador (+148%), Recife (+43%), Fortaleza (+56%), Maceió (+46%) e Natal (+49%).

INCENTIVO – Coordenado pelo Ministério do Turismo e lançado em 2023, o “Conheça o Brasil” é um movimento nacional que busca incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país. A iniciativa envolve a ampliação da conectividade e da mobilidade entre os destinos nacionais, além do aumento da movimentação de visitantes, estimulando a geração de negócios, fomentando a competitividade no setor e reforçando a geração de emprego e renda às comunidades receptoras.



Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 


Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem