Bom dia • 03/12/2024
No primeiro semestre deste ano, 14,3 mil transplantes foram viabilizados por meio do SUS em todo o país. Números de doação crescem, mas tema ainda é tabu
Alexa, bom dia! Que dia é hoje? ”. Faça essa pergunta à sua assistente virtual nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, e conheça mais sobre esta que é uma data especial sobre conscientização da importância da doação de órgãos. Neste ano, o tema da campanha do Ministério da Saúde sobre o tema será: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade do diálogo sobre a doação e a desmistificação do assunto. A campanha já está no ar nos canais abertos de televisão e rádio e nas redes sociais do Ministério.
A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, Patrícia Freire, explica que, apesar de os números de doações estarem cada vez maiores, a lista de espera por um procedimento continua grande. “Conversar sobre o tema é uma forma de quebrar barreiras, fortalecer a confiança e saber do desejo de cada um. Um dia, a família que doou órgãos pode precisar de um doador”, lembra.
No primeiro semestre deste ano, 14.352 mil transplantes foram viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. O número já é maior que o de 2023, quando foram registrados 13,9 mil durante o mesmo período. Os órgãos mais doados foram os rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além da córnea e medula óssea que são tecidos.
O SNT é o maior programa público de transplantes do mundo, responsável pela regulamentação, financiamento, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do custeio é realizado pelo SUS, que atualmente conta com 1.197 serviços distribuídos em 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todos os estados.
Conheça a página da campanha “Doação de órgãos: precisamos falar sim”
Ministério da Saúde
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense