Bom dia • 23/11/2024
Este ano, a campanha destaca a prática de doar sangue transmitida de pais para filhos como um ato de solidariedade ao próximo
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou na quinta-feira, 6, a programação alusiva à campanha do Junho Vermelho, mês dedicado ao incentivo à doação de sangue, que este ano tem como tema ‘Para sempre doador – de geração em geração’. A ação envolve hemocentros de todo o país, comprometidos em ampliar as doações de sangue no período chuvoso e de festejos juninos.
Ao longo do mês de junho, o Hemose desenvolverá uma série de atividades para promoção e acesso ao serviço, com a realização de coletas externas, que acontecem em Aracaju, na Universidade Tiradentes (Unit), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Shopping Riomar, além da campanha para o cadastro de medula óssea, no município de Lagarto.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a proposta da campanha Junho Vermelho deste ano é fortalecer a doação familiar de pais para filhos e filhas. “Percebemos essa movimentação de pessoas que se tornaram doadoras incentivadas por seus pais, por isso queremos reforçar o convite para que todas as gerações se envolvam e ajudem a manter essa corrente de solidariedade”, salientou a assistente social.
Dados
Em Sergipe, menos de 2% da população doa sangue regularmente, e a principal faixa etária envolvida com a doação é de pessoas entre 25 e 55 anos. Jovens com menos de 20 anos e pessoas acima dos 55 anos têm uma menor participação na doação de sangue. A unidade realiza uma média de 80 doações de sangue ao dia e, desse total, 61,40% correspondem ao público masculino e 29,60% às doações femininas.
Dia Mundial do Doador de Sangue
Anualmente, em 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, ocasião em que o Hemose realizará uma confraternização junina para celebrar a data ao som de trio pé de serra, apresentação de quadrilha e comidas típicas. Para o dia, estão confirmadas as campanhas dos grupos fidelizados, Cercos, Família do Sangue da Igreja Batista da Graça, projeto Aquidabã Sangue Bom, dentre outros doadores.
Critérios para doar
Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial, original com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de autorização, assinado pelos pais ou responsável, o documento está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br. Mais informações pelos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.
Fonte: www.se.gov.br
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense